Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Fachada de Hospital ganhou iluminação especial em referência ao Setembro Dourado

A fachada do Hospital Santa Izabel ganhou este mês uma iluminação especial em referência ao Setembro Dourado. A iniciativa é voltada a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantojuvenil, principal causa de morte de crianças e adolescentes de zero a 19 anos. De acordo com estimativas feitas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano são registrados 12 mil novos casos de câncer nessa faixa etária. 

O oncopediatra do Hospital Santa Izabel, Bruno Freire, diz que a principal forma de combate é o diagnóstico precoce. “Não há método de rastreamento para detecção de câncer na faixa etária pediátrica, então quanto antes for detectada a doença, maiores as chances de cura”, afirma. O câncer infantojuvenil tem sintomas que são comuns a muitas doenças, por isso a importância de os pais ficarem atentos e fazer um acompanhamento pediátrico de rotina. 

Febre, palidez, aumento do volume abdominal, hematomas ou sangramentos pelo corpo e surgimento de linfonodos (popularmente conhecidos como ínguas) estão entre os principais sintomas, a depender do tipo de câncer – o INCA aponta que os mais comuns entre crianças e adolescentes são leucemia, linfomas e tumores do sistema nervoso. Em alguns casos, pode se manifestar dor de cabeça constante associada a vômitos, crise convulsiva e perda de peso.



No Santa Izabel, as crianças e adolescentes em tratamento oncológico são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de oncologia, hematologia, pediatria, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, enfermagem e farmácia, além de toda a estrutura laboratorial. Eles também podem frequentar a Escola Hospitalar, cujas atividades são ministradas por professores e pedagogos.



Além disso, crianças e familiares oriundas do interior e em situação de vulnerabilidade socioeconômica contam com a Casa de Saúde Solange Fraga, que integra a estrutura da Santa Casa da Bahia. No local, eles recebem hospedagem, seis refeições diárias, apoio psicossocial e demais necessidades até a conclusão do tratamento.  



Realizada em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), a campanha do Setembro Dourado no Hospital Santa Izabel conta ainda com distribuição de laços dourados e panfletos informativos para pacientes e familiares.



Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. Além disso, o HSI também possui a certificação QMentum International Diamond, acreditação canadense aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑