Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Greve Mundial pelo Clima motiva ações ambientais neste final de semana em Salvador

Diversas ações visando o combate à crise climática e a celebração de datas representativas a favor do Meio Ambiente serão realizadas em Salvador a partir desta sexta-feira (20) e se estenderão até a segunda (23). A programação faz parte do movimento Greve Mundial pelo Clima, inspirado na atitude da jovem estudante sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que se colocou de pé em frente ao Parlamento do seu país com um cartaz onde dizia que estava em greve pelo clima.

“O objetivo desse movimento é engajar os cidadãos nessa agenda ambiental e alertar a sociedade aos riscos e efeitos da crise climática que já acontecem no planeta. E cada um de nós pode contribuir para minimizar esse desequilíbrio, seja evitando jogar resíduos que poluam as praias e os oceanos ou plantando árvores e usando a bicicleta para se locomover. Cada atitude dessa parece pouca coisa, mas já é uma contribuição poderosa a favor da natureza e de nós mesmos”, destaca André fraga, secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

A primeira ação, que será coordenada pela ONG alemã Plant for the Planet (Plante para o Planeta), cujo objetivo é combater a crise climática plantando árvores em todo o mundo, acontece nesta sexta-feira (20), na Escola Municipal Bela Vista do Lobato, em Pirajá. A atividade, que será realizada em parceria com a Secis e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), reunirá alunos, professores e voluntários, às 9h, para plantar 10 mudas de espécies da Mata Atlântica.

Nesse mesmo dia, entre 9h e 10h, um grupo de alunos da Escolab de Coutos, das escolas municipais Anfilófio de Carvalho e Oito de Maio, se encontrarão na Praça da Revolução, em Periperi, para uma curta apresentação com foco no tema sustentabilidade. Na ocasião, 100 mudas de plantas ornamentais também serão distribuídas para a população.    

Limpeza de praias - Ainda na sexta (20), terá início o World Cleanup Day (Dia Mundial de Limpeza) – ação social global que visa conscientizar a sociedade sobre as consequências do acúmulo e do mal gerenciamento de resíduos orgânicos e inorgânicos. Esse ano, a ação de limpeza acontecerá em seis praias da capital baiana, nesta sexta (20), sábado (21) e domingo (22). O projeto contará com o apoio da Prefeitura, através da Secis e da Limpurb.

As praias de Stella Maris, Porto da Barra, Itapuã, São Tomé de Paripe, Cantagalo e Boa Viagem são as escolhidas desta edição do evento. Em 2018, aproximadamente 320 pessoas participaram do Cleanup Day em Salvador. Segundo os organizadores, a expectativa é que neste ano a participação de voluntários na capital baiana seja ainda maior.

O World Cleanup Day originou-se em 2008, na Estônia, e após forte aderência da população foi se espalhando pelo mundo. Hoje, o projeto é um dos maiores movimentos cívicos do planeta. São mais de 150 países e 15 milhões de voluntários que participam dessa ação social global que recolhe o lixo deixado em lugares inadequados nas cidades em que o evento acontece.

Dia da Árvore – Neste sábado (21), data em que se celebra o Dia da Árvore, 60 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica serão plantadas. A primeira ação acontece na Praça dos Eucaliptos, no Caminho das Árvores, onde moradores locais e técnicos da Secis vão plantar 30 mudas. A atividade ocorre às 8h e terá também distribuição gratuita de mudas de urucum, jacarandá-mimoso, ingá e aroeira. À tarde, às 14h, mais 30 árvores serão plantadas com moradores da Pedra do Sal (em Itapuã), na Praça Carlos Bastos.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑