Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

População de Paramirim passa a contar com novo Mercado Municipal

Agricultores familiares, comerciantes e toda a população do município de Paramirim, Território de Identidade Bacia do Paramirim, passaram a contar com um espaço reestruturado e requalificado para a comercialização de alimentos. A reforma e ampliação do Mercado Municipal de Paramirim, com investimento da ordem de R$ 872 mil, é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). São cerca de 450 famílias que trabalham no mercado.

O titular da SDR, Josias Gomes, destacou que o Governo do Estado, por meio da SDR, vem desenvolvendo um trabalho junto aos mercados municipais: "Os mercados municipais são uma fonte de comercialização muito importante da agricultura familiar. São cerca de 56 mercados que estão sendo qualificados por todo o estado. Em Paramirim está sendo entregue essa obra, que vai atender 450 feirantes, na sua esmagadora maioria, aos agricultores familiares, que encontraram nesse espaço um local ideal para a comercialização dos seus produtos. É por isso que a SDR, junto com a CAR, vem trabalhando na perspectiva de ampliar os espaços de comercialização para os produtos da agricultura familiar".

Eliene dos Santos, agricultora da familiar da comunidade São João, município de Paramirim, que produz legumes, hortaliças e verduras, ressaltou a importância das obras de requalificação do mercado municipal para os agricultores familiares que comercializam seus produtos na feira do município: “O mercado ficou muito bem com as mudanças que o Governo proporcionou. Ficou melhor para as pessoas comprarem, pois antes tinha muita poeira. A praça de alimentação, o mercado livre e o açougue também ficaram muito bons com essa reforma. O Governo está de parabéns". 

Com a ação, o comércio local é aquecido,  agricultura familiar, onde serão ofertadas melhores condições de higiene, espaços adequados para exposição e venda de produtos, recolhimento de resíduos e principalmente o estabelecimento de outras formas de comércio no entorno do mercado principalmente farmácias e padarias criando uma dinâmica de crescimento econômico local.     

Marivalda do Carmo, que trabalha com a elaboração e comercialização de pratos tradicionais como buchada, mocotó, feijoada e sarapatel, na feira do município, comemora a nova estrutura do mercado. A ação é resultado dos investimentos do  Governo do Estado e possibilitou, tanto a melhoria nas condições de trabalho, quanto um espaço adequado para a população de Paramirim, que consome os produtos: "Antes a gente não tinha essa oportunidade de trabalhar de uma forma higiênica, adequada, porque trabalhava com as barraquinhas do lado de fora. O vento jogava as barracas, era tudo misturado com os animais, os pratos eram lavados dentro de uma bacia. Hoje nós trabalhamos de uma forma adequada realmente. Hoje a gente se sente bem, trabalhando com tudo estruturado e a gente se sente feliz e os clientes também se sentem,  é como uma cozinha da casa da gente, nós nos sentimos em casa".

O Governo do Estado vem investindo na construção, reforma ou ampliação de mercados municipais em toda a Bahia. Nos últimos anos, 56 mercados foram entregues a populações urbanas ou rurais. O objetivo é oferecer estrutura e condições adequadas, qualificando os espaços de comercialização nas feiras municipais.


Link: https://bit.ly/2kEZ8FA


Fotos: Ascom SDR 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑