Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 1 de setembro de 2019

Teatro, música e debates ocupam Sala do Coro em setembro

Peça “Confabulações” faz temporada durante o mês, que conta com show e festival teatral



O mês de setembro na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) traz uma programação voltada ao teatro e à música, fruto da ‘Convocatória para Ocupação da Sala do Coro do TCA – 2º Semestre de 2019’. A montagem teatral “Confabulações”, que começa temporada no dia 29 de agosto, segue em cartaz na casa até o dia o 22 de setembro, sempre de quinta a domingo. A peça aborda as violências e imposições sofridas pelas mulheres ao longo da história, elegendo como linguagem a bufonaria. Com dramaturgia e encenação assinadas por Joice Aglae, a obra foi indicada ao Prêmio Braskem 2019 na Categoria Especial por conta do figurino. 

Em cena, quatro bufonas usam do riso, alegorias e grotesco para discutir a questão do feminino. A ideia é, através das máscaras, brincar com o poder e relativizar as estruturas sociais para falar sobre as opressões sofridas pelas mulheres. Toda a dramaturgia se desdobra em visões de mitos de um patriarcado que reforçam estereótipos femininos, como histórias de Pandora, Lilith, Medeia, Maria ou Eva, entre outras. O elenco conta com participação das intérpretes Andréa Rabelo, Leila Kissia, Diana Ramos e Joice Aglae.  

Além disso, nos dias 4, 11 e 18, o espetáculo “O Último Capítulo”, que faz parte do projeto “Tem Psicoterapeuta na Plateia”, apresenta um texto baseado no conto homônimo escrito por Machado de Assis. O texto intimista apresenta o bacharel em Direito Matias Deodato, que acredita acumular uma sequência de infortúnios na vida. Para ele, isso justifica a sua decisão de colocar um ponto final na própria existência. A iniciativa do grupo O Toca de Teatro prevê a realização de apresentações com a presença de convidados terapeutas na plateia, mediando uma conversa com o público, ao lado da equipe de criação da obra. “O Último Capítulo” busca potencializar a campanha nacional Setembro Amarelo, em três sessões que serão seguidas de debates: 1) sobre suicídio e as relações pessoais; 2) suicídio na adolescência; e 3) suicídio e a espetacularização na era digital.

Já no dia 24, o cantor, compositor e músico Ramon Cruz apresenta seu projeto musical, intitulado “Ramôntico”. No palco, ele busca uma aborda positivo do amor, trazendo um repertório de canções que embalaram gerações na faixa dos 20 aos 50 anos. Com uma produção musical pop, utilizando mashups e releituras destas músicas, o show ainda contará com canções autorais de Ramon Cruz que fizeram sucesso, como “Quando A Chuva Passar”, “Doce Paixão”, “Bola de Sabão” e “Feijão de Corda”, além de textos exclusivos do escritor Edgard Abbehusen. Ramon Cruz é responsável pela direção artística do show e divide a direção musical com o baixista e produtor musical Marcos Sena.

Entre os dias 25 e 29, a Sala do Coro recebe espetáculos e atividades que integram a programação do Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia (Filte). 

Todas as sessões são às 20h e ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista e nos canais online da Ingresso Rápido – aplicativo e site, através da página de vendas https://site.ingressorapido.com.br/tca. 

RETOMADA E CONVOCATÓRIAS – Inaugurada em julho de 2018, a Nova Sala do Coro do TCA passou por completa reforma, dentro do projeto Novo TCA. Ela adquiriu uma nova configuração espacial para o palco e a plateia, tendo a flexibilidade de formatos como fundamento: múltiplos arranjos são possíveis com a sua arquibancada retrátil. Intervenções técnicas e de estrutura também incluíram a reformulação do foyer, modernização dos equipamentos de sonorização, qualificação de acústica e cenotecnia, renovação do sistema de ar-condicionado, reforma dos sanitários e camarins.

Uma programação de retomada foi realizada de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, reintegrando artistas e públicos na rotina do espaço, como resultado da ‘Convocatória Especial Nova Sala do Coro – Ocupação da Pauta Artística da Nova Sala do Coro do TCA’. Foram mais de 110 sessões de 29 projetos artísticos selecionados, juntamente com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e as Escolas de Dança e de Música da Funceb.

Mantendo o procedimento de sistematização de normas, critérios e prazos para definir a programação do espaço, foi lançada a ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2019’, da qual 20 projetos compuseram uma agenda de março a junho. Agora, está em andamento o resultado da ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 2º Semestre de 2019’, com 23 realizações artísticas de julho a dezembro.  

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑