Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 2 de novembro de 2019

Alunos revelam expectativas para o ENEM e professor dá dicas para uma boa prova

A um dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), alunos do IngreSSar se preparam e revelam como tem sido a rotina de estudos na reta final. Estudante do Pré-Enem, uma das instituições conveniadas do programa, Hadassa Gabriele, de 21 anos, divide os dias entre as aulas do curso preparatório, pela manhã, e o reforço com assuntos complementares pela tarde. Os assuntos complementares são acessados de casa por meio de um portal criado pela instituição onde estuda. Além disso, a aluna está sempre lendo textos e resolvendo questões.

O seu amor em cuidar de vidas e ajudar ao próximo sempre despertou o desejo em cursar Medicina. Como forma de alcançar esse objetivo, a estudante tem se esforçado muito e contado com a experiência dos profissionais. “A bagagem dos professores nos deixa mais confiantes e tranquilos. Mas eu não fico presa só à sala de aula, quando saio daqui o estudo continua na minha casa. Sinceramente, eu estou muito tranquila e confiante. Eu me sinto uma privilegiada em poder participar deste programa. Estou a um passo da realização de um dos meus sonhos”, afirma.

Augusto César, de 20 anos, fará a prova pela segunda vez e espera alcançar uma nota satisfatória para cursar Publicidade e Propaganda. “O conhecimento adquirido aqui é muito amplo. Além de conhecermos novos assuntos, relembramos o que vimos durante a nossa trajetória escolar. É uma verdadeira revisão. Uma das dicas que irei seguir no próximo domingo é a de olhar primeiro o comando da questão e só depois ir para os textos e responder as questões. O IngreSSar foi muito importante e deve continuar, pois ele tem o poder de transformar vidas. Tenho certeza que essa preparação fará toda a diferença durante as provas”, conta.

Dicas – O Enem será aplicado em dois domingos. No próximo domingo (3), a prova será de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias e, no domingo (10), os assuntos cobrados serão de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.

Diretor do Análise, que também é conveniada do Ingressar, Genivaldo Mascarenhas dá algumas dicas para o primeiro dia de prova, no próximo domingo (3). Para a véspera, ele recomenda ingerir alimentos leves e evitar estudar. “O ideal é distrair um pouco a mente, assistir um filme. Esse é o momento da concentração”, diz.

Em relação às questões, Mascarenhas sugere que o aluno priorize as que entende como fáceis ou cujos assuntos ele domina. Depois que toda a prova estiver resolvida, ele deve retornar e pegar as questões mais difíceis. A prova terá duração de 5h30, sendo 1h30 para a redação e 4h30 para as questões, o que dá uma média de três minutos para cada questão. “Isso não quer dizer que ao solucionar uma questão grande e completar os três minutos, a pessoa tenha que interromper a resolução. Essa média por questão serve apenas para que o aluno tenha uma base”, conta.

O aluno também deve estar atento ao celular, que deve permanecer desligado ou em modo avião, e à caneta para responder as questões, que deve ser esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

Programa – O IngreSSar é uma política pública do município que beneficia jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador, e que estejam cursando ou sejam egressos do 3º ano do Ensino Médio ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino, ou, ainda, bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio. Somente esse ano 800 alunos foram selecionados para o preparatório.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑