Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Educandos da Fundac-BA participam do Encontro Estudantil Territorial de Arte e Cultura 2019


Nos próximos dias 26 e 27 de novembro, dois adolescentes da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Juiz Mello Mattos, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac-BA) em Feira de Santana, participam da final do Encontro Estudantil Territorial de Arte e Cultura 2019, evento realizado pelo Núcleo Territorial Portal do Sertão, da Secretaria Estadual de Educação, que reúne estudantes de colégios estaduais das cidades do Território de Identidade Portal do Sertão.

Os educandos da Fundac-BA, órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) são alunos do Colégio Estadual Paulo VI. O evento vai acontecer no Centro de Convenções da Igreja Batista Avenida – IBAV, localizada na Avenida Dr. Sílvio Matos s/n, Bairro SIM, em Feira de Santana.

Na terça-feira (26), a partir das 14h30, logo após abertura oficial do evento, um educando vai apresentar o recital da poesia “Mais Amor”, uma das obras literárias finalistas do Tempos de Arte Literária – TAL, projeto de natureza educativa, artístico-literária e cultural, criado para estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais. A inciativa contempla estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ensino Normal e Tecnológico.

Na quarta – feira (27), às 14h, no mesmo local, acontece a premiação de outro adolescente, dessa vez no projeto Artes Visuais Estudantis – AVE, com a obra  ‘O Pedido – uma Visita a Elomar’.  O vaso de cerâmica traz imagens em P&B produzidas com pincéis atômicos, em papel oficio, e uma camada final de verniz, uma releitura em desenhos cordelista que narra com imagens e texto, a música “O Pedido” de autoria do compositor baiano, Elomar Mello.

A música transcorre mediante diálogo de uma mulher que pede para que o marido traga uma série de frivolidades para ela da feira livre. O suporte, assim como a música, foi escolhido pelo nível de representatividade identitária local. O AVE tem como meta estimular a produção artística, para compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, instrumento de mudanças e possibilidade de interação com outras culturas.

Fonte: Ascom Fundac

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑