Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 2 de novembro de 2019

Óleo chega a Abrolhos, paraíso ecológico e berçário de baleias na Bahia


O óleo que atinge praias nordestinas desde o final de agosto chegou ao Arquipélago dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia. Os vestígios da substância foram encontrados na Ilha de Santa Bárbara, a maior do conjunto, neste sábado (2.nov.2019). A informação foi divulgada em nota pela Marinha. 

O local está dentro do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Trata-se de região com importância ecológica inestimável. Baleias jubartes se reproduzem e amamentam os filhotes no arquipélago, por exemplo. Também se encontram lá corais raros.


O DESASTRE

Desde o dia 30 de agosto veem sendo encontrado óleo em praias nordestinas. A origem da substância seria 1 navio grego –o Bouboulina–, que passou próximo ao litoral brasileiro carregado de óleo venezuelano. Estudo aponta que a embarcação foi a única a passar pela região onde a mancha da substância começou a se espalhar, em data compatível com o vazamento.

Ainda não se sabe se o derramamento foi acidental ou proposital. Autoridades brasileiras afirmam que as investigações ainda continuarão. Cerca de 2,5 mil toneladas de óleo já foram encontradas, e é impossível saber quanto mais ainda está no mar. Não dá, também, para ter certeza se mais locais ainda serão atingidos – foram quase 300 pontos até agora.

Imagens de satélite processadas durante a investigação mostram que o líquido derramado formou uma mancha de cerca de 200 km de comprimento a aproximadamente 700 km do litoral brasileiro. Extraído na Venezuela, o óleo do desastre é denso e não fica na superfície da água. Por isso, era de difícil detecção.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑