Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

CEU de Valéria completa um ano com quase 10 mil pessoas alcançadas

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Rua B, Caminho 13, no Conjunto Lagoa da Paixão, em Nova Brasília de Valéria, completa um ano de funcionamento neste sábado (15), com celebração marcada para as 9h. Desde que foi inaugurado, o equipamento vem transformando a vida da comunidade do entorno, seja com ações de arte, esporte e cultura, seja no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que integra a estrutura do local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), que compartilha a administração do centro multiuso junto com outros órgãos municipais, as atividades desenvolvidas nesses 12 meses de existência alcançaram quase 10 mil pessoas de diversas faixas etárias. O CEU de Valéria está localizado numa área de 7 mil metros quadrados e dispõe de quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, pista de skate, área de lazer e salas.

Foram beneficiadas, por exemplo, 500 pessoas por meio das atividades esportivas como futebol, vôlei, jiu-jitsu, capoeira, também através das oficinas de balé, danças e zumba. Ou seja, crianças e jovens que vivem em Valéria e de bairros ao redor passaram a ter um espaço amplo e estruturado para a realização de vários esportes e capacitações que ajudam na educação, disciplina e desenvolvimento da cidadania.

O Espaço Cultural Boca de Brasa que funciona no CEU recebeu oito meses de oficinas artísticas de teatro, música e cinema, contando com mais de 90 participantes. O espaço, aliás, ainda foi palco de 12 edições de apresentações desenvolvidas através dos projetos “Palco Aberto” e do “Boca de Brasa Apresenta”, recebendo como convidados 150 artistas em iniciativas de valorização da cultura local.

Os números também chamam atenção quando o assunto é democratizar o acesso da população a produções audiovisuais. Em um ano de atividade, o Cineclube Boca de Brasa do CEU contou com 13 sessões exibidas, totalizando 1.5 mil pessoas alcançadas. No que se refere à promoção da leitura, a biblioteca Nair Goulart, que possui acervo com 3 mil exemplares, entre livros e revistas, recebeu 2.560 usuários.

Assistência - O Cras do CEU de Valéria é composto por sala de atendimento, espaço multiuso, coordenação, copa, sanitário e recepção, atuando com famílias e indivíduos, em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar. Assim como em outros centros de referência que funcionam na cidade, nele, o cidadão também pode se cadastrar nos benefícios assistenciais e se inscrever no Cadastro Único para usufruir de programas sociais.

O Cras do CEU de Valéria já contabiliza 5.030 atendimentos e 83 pessoas alcançadas nas oficinas que foram disponibilizadas até agora.

Fonte: Secom - Secretaria de Comunicação

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑