Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 15 de março de 2020

Empresas devem adotar o home office para evitar contaminação do coronavírus, aconselha especialista

Diretor da Companhia de Estágio explica como iniciar esse processo, especialmente entre os estagiários que possuem uma legislação especifica com relação a jornada de trabalho



Nos últimos anos, o home office se tornou cada vez mais comum no mercado de trabalho, sendo um dos benefícios mais desejados pelos profissionais. Contudo, após a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarar a epidemia do novo coronavírus como uma pandemia, várias empresas começaram a enxergar o trabalho remoto como uma necessidade para evitar a contaminação do vírus.

Mas, para as empresas que não costumam fazer home office ou não definiram processos claros para conseguir realizar a prática, podem ficar perdidas ao adotar a medida, porque há a necessidade de acompanhamento a distância, além de que, claro, nem todas as companhias possuem estrutura para tal mudança.

Estagiários também podem trabalhar de casa
Quando se trata de estagiários, a dúvida pode ser ainda maior, pois como acompanhar o trabalho deste colaborador, garantido o cumprimento da lei dessa categoria?

De acordo com o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, é necessário estar atento a alguns pontos para conseguir realizar o home office com os universitários. “A Lei do Estágio não cita claramente sobre a possibilidade de fazer home office, mas sabemos que oferecer essa flexibilidade é importante para todos. Entretanto, é necessário seguir algumas regras previstas na legislação. A primeira, é que o estagiário precisa ser supervisionado, e a tecnologia é uma grande aliada nessa questão. Isso pode ser feito por meio de vídeo chamadas, e-mails, telefone, WhatsApp, da maneira que os envolvidos entendam que a comunicação flui melhor. A segunda regra é que o horário também precisa ser cumprido, estagiários devem cumprir a mesma carga horária prevista no contrato. E a terceira e última regra é sobre as atividades que devem ser desenvolvidas que também estão previstas em contrato e são alinhadas de acordo com o curso do estudante. Independente do local, a legislação precisa ser cumprida”, explica Mavichian.

Aprendizes também podem trabalhar de casa
Os aprendizes podem nessa situação fazer home office também. O acompanhamento e supervisão funcionará da mesma forma dos estagiários. No caso dos aprendizes existe a capacitação (formação que deve acontecer uma vez por semana). A capacitação, nesse caso, pode ser suspensa ou feita de maneira remota, através do envio de atividades ou vídeo aula.



Para quem não consegue fazer home office...
Existem alguns setores que não conseguem fazer home office, mas há também gestores que são um pouco mais resistentes com relação a isso. Desse modo, Mavichian dá alguns conselhos. “O ideal é que todas aquelas que consigam fazer o trabalho remoto estejam dispostas a aderir a prática. Mas sabemos que não são todas as empresas que conseguem ou são mais abertas a isso, partindo disso é importante adotar outras medidas, como intensificar o trabalho de limpeza na empresa, comunicar os colaboradores a evitarem contato físico, em caso de resfriados orienta-los a permanecerem em casa e a comunicar o RH sobre, disponibilizar álcool gel, se possível, mudar a jornada de trabalho para que os colaboradores não peguem transporte público em horário de pico, e, claro, seguir todas as recomendações dos órgãos competentes em relação ao coronavírus”, finaliza.

Sobre a empresa
Fundada em 2006, a Companhia de Estágios seleciona candidatos para mais de 4 mil vagas por ano para empresas como: Amazon, Twitter, Scania, Sanofi, DuPont, Goodyear, AkzoNobel, Cyrela, Amil, Gerdau, Alcoa, entre outras com soluções tecnológicas de inteligência artificial, jogos online e realidade virtual.

--

Fonte: Companhia de Estágios | PPM Human Resources
--

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑