Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de março de 2020

Meu filho não quer comer, e agora, doutor?

Obstrução nasal, comum nas estações mais secas, pode ser um dos motivos, explica especialista 



Nada preocupa mais os pais do que seu filho não querer se alimentar. Segundo Denise Katz, pediatra e médica especialista em dor (CRM 63548-SP), existem várias causas para a falta de apetite, como problemas orgânicos os de desenvolvimento e os comportamentais. Mais comuns, os problemas orgânicos, como as doenças infecciosas respiratórias, estão presentes durante o ano inteiro e, principalmente, nas estações mais secas.



“Durante o período em a criança está com alguma doença infecciosa respiratória há aumento da secreção nasal, a coriza, causando a obstrução nasal. Este sintoma impende os pequenos de respirar bem, os deixando cansados e irritados durante o dia e à noite dificultando sono e a alimentação”, explica a pediatra. Para diminuir estes sintomas das doenças respiratórias e melhorar a alimentação do pequeno a especialista separou 3 dicas simples:



Minimize a obstrução nasal e coriza com aspiração nasal



De acordo com a pediatra, utilizar a aspiração nasal como sua aliada, é uma boa saída. O Rinosoro Aspirador Nasal é um produto que auxilia na remoção da secreção nasal em bebês e crianças desde o nascimento, proporcionando alívio nasal dos pequenos. Possui ponteira macia de silicone, que não agride o nariz dos bebês, além da válvula de segurança, evitando que o muco tenha contato com a boca dos pais. Estudos científicos comprovaram que o método melhora até 76% a respiração e 36% a alimentação das crianças¹.



Crie uma rotina alimentar



Mesmo quando doentinhos é importante manter uma rotina alimentar, estimulando o sistema neural da criança para que tenha hábitos associados à alimentação. Sente-se à mesa com seu filho; mantenha horários pré-determinados para comer e evite distrações com TV, celular ou tablet.



Ofereça um cardápio equilibrado e variado



Oferte alimentos variados e saudáveis e, mesmo que a criança negue a comida, insista. É comum que ao adoecer a criança faça ainda mais ‘manha’ que o normal e queria utilizar o momento para comer apenas os alimentos que ela gosta. Não ceda tão fácil assim. Quando a criança está com a imunidade baixa é ainda mais importante que consuma alimentos que tragam a saúde de volta.



Referências:

1.       Chirico G, et al. Nasal congestion in infants and children: a literature review on efficacy and safety of non-pharmacological treatments. Minerva Pediatr. 2014;66(6):549-57


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑