Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de março de 2020

Zona Mundi realiza 7ª edição dias 21 e 22 de março no MAM

Festival traz performance multimídia, espetáculo de live cinema, tenda de games e cinco shows em dois dias de programação multilnguagem


Com uma programação criteriosa pautada no conceito de multilinguagem, volta a acontecer em Salvador o já consagrado Zona Mundi (ZM) - Circuito Eletrônico de Som e Imagem próximos dias 21 e 22 de março (sábado e domingo), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Na sua sétima edição, o festival se fortalece como reduto da arte contemporânea, a partir da convergência entre música, vídeo e obras eletrônicas e digitais. A programação inclui performance multimídia, espetáculo de live cinema, tenda de games e cinco mostras musicais dos artistas e bandas Francisco, El Hombre, Lívia Nery, Siba, Afrocidade e ATR.

O projeto curatorial se reafirma no sentido de reunir linguagens artísticas que se cruzam a partir da tecnologia, incluindo a perspectiva das interfaces digitais também nas apresentações musicais. A realização do 7º Zona Mundi é da Maquinário Produções e conta com patrocínio da Oi, através do Oi Futuro, e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A produção é da Multi Planejamento Cultural e Ruffo Marketing Cultura e Arte.
Siba (PE), Lívia Nery (BA) e Francisco, El Hombre (BR/MÉX) são atrações da sétima edição do projeto


“Continuamos querendo fazer um festival cada vez mais híbrido em relação às linguagens. Com esta sétima realização, o Zona Mundi passa, cada vez mais, a se afirmar como um festival de arte contemporânea. Pela primeira, por exemplo, estamos trazendo uma obra de um artista multimídia, que é 1mpar, com sua instalação Color Music. E, pela primeira vez, a curadoria, representada pela RadioMundi, desenvolve um espetáculo de live cinema, para ser lançado dentro do festival”, comenta o curador do Zona Mundi, Vince de Mira, à frente da banda RadioMundi.

A instalação sonora visual Color Music, trazida pelo artista multimídia mineiro 1mpar, acontece nos dois dias do evento, às 18h30, e o lançamento do espetáculo de live cinema RadioMundi My Ópera Act, será realizado também sábado e domingo, às 20h50. Para os amantes dos games, uma tenda da Sinergia Games funciona durante todo o festival, das 17h às 23h.



Improvisação multimídia - A performance Interativa Color Music, do músico e artista audiovisual mineiro 1mpar (Henrique Roscoe), apresenta seu set autoral de música eletrônica, com sons mecânicos e beats quebrados criados ao vivo por máquinas de som. Através de uma interface construída pelo artista, melodias de luz estroboscópicas são geradas e tocadas em tempo real num set intenso e imersivo. O show é executado exclusivamente por hardwares de áudio – sampler, sintetizador, módulo de baixo - que são tocados ao vivo com um forte caráter de improvisação. O caráter de improvisação faz cada apresentação ser única.

Música e cinema o vivo - Composições da RadioMundi inspiram a criação de um show montado para live cinema. A partir de uma narrativa linear, conteúdos inéditos são produzidos, utilizando samples de imagens que irão compor um vídeo-cenário com cortes ao vivo. A banda toca por detrás das telas, construindo um jogo cênico e criando  diferentes perspectivas e percepçoes para o público. Assim nasce o espetáculo RadioMundi My Ópera Act, que tem lançamento durante o 7º Zona Mundi e segue para ciculação, expandindo a marca do festival

Papo Expandido – Como primeira atividade de abertura do festival, no sábado (21), das 17h30 às 18h30, acontece o Papo Expandido. O encontro irá discutir incubação, financiamento, aceleração e sincronização no setor criativo, a partir de cases da Porreta Games, Sinergia Games, Oi Futuro, Secult e MM Rights Management.

Programação musical

Sábado (21), às 19h10, iniciam as mostras musicais recheadas de sotaques nordestinos. Da Paraíba, vem o trio instrumental Berra Boi com sua música dançante, que bebe de diversos estilos festivos da América Latina e África. Já o bom pernambucano Siba mostra sua música popular brasileira de ascendência nordestina e com inspiração na cultura popular, na poesia oral e na diáspora africana.

Às 21h40 quem assume o palco é a big band baiana Afrocidade, nascida na cidade de Camaçari, que saúda os tambores da África e incita reflexões sobre a desigualdade e consciência negra. O canto do grupo vai ser fortalecido pela voz poderosa e encantadora da nigeriana Okwei Odili, que promete uma participação incrível, cheia de referências africanas e jamaicanas.

No domingo (22), a abertura das mostras musicais acontece às 19h10 com a banda paulistana ATR em clima de celebração da sua primeira década de existência. Apresentam show do novo trabalho, Mood. Nessa década, o grupo experimentou do jazz, da música brasileira, do rock progressivo e da música eletrônica, desenhando um trabalho demasiadamente diverso, mas ainda assim coeso e curioso. O nome do novo álbum significa humor e dialoga com o estado do grupo, que sempre se permite aproveitar cada momento de sua carreira, explorando a fundo novas estéticas.

Segundo lugar no ranking dos dez melhores discos baianos de 2019 – votados pela crítica -, o álbum Estranha Melodia, primeiro da carreira de Lívia Nery, poderá ser escutado e “visto” a partir das 20h10, quando a baiana sobe ao palco do festival e mostra a produção de quase uma década, levada da Bahia para São Paulo e trabalhada por cinco meses no quartinho dos fundos da casa de Curumim. O álbum - gravado no Red Bull Studio, em São Paulo - segue apenas um impulso: o da experimentação

Os irmãos mexicanos naturalizados brasileiros, Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, e sua banda Francisco, El Hombre mostram, às 21h40, o show do novo disco Rasgacabeza, pensado a partir das catarses que aconteciam nos seus shows.  Com o intuito de sintetizar a experiência do ao vivo no registro, o grupo partiu para um trabalho fora da caixinha de definições pré-estabelecidas para fazer reverberar a proposta da banda de expurgar vivências, urgências e o que mais estiver entalado por meio de canções. No fim deste mês de março, a banda é a única brasileira a participar do Lollapalooza Chile.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo. 

FAZCULTURA - Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural, por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao mesmo tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.



PROGRAMAÇÃO/ Atrações Musicais:



SÁBADO – 21/3

17h – Abertura dos portões

17:30 ås 18:30 - Papo expandido

18:30 - Performance Interativa - 1MPAR - Color Music (MG)

19:10 - Berra Boi (PB)

20:10 - SIBA  (PE)

21:40 - Afrocidade (BA)  convida Okwei Odili (Nigéria)

20:50 - Live Cinema - RadioMundi apresenta: My - ópera Act

17:00 ås 23:00 - Estação da Sinergia Games - Tenda Geodésica





DOMINGO – 22/3

17:00 – Abertura dos portões

18:30 - Performance Interativa - !MPAR - Color Music (MG)

19:10 - ATR (SP)

20:10 - Livia Nery (BA)

21:40 - Francisco El Hombre (BR/MÉX)

20:50 - Live Cinema - RadioMundi apresenta: My - ópera Act

17:00 às 23:00 - Estação da Sinergia Games - Tenda Geodésica





SERVIÇO:

Onde: MAM - Museu de Arte Moderna (Av. Contorno) e Sala de Arte / Cinema do Museu Geológico (Corredor da Vitória)

Quando: 21 e 22 de março de 2020

Ingresso: R$20 inteira / R$10 meia (1º Lote)

www.sympla.com.br

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑