Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Ações de manutenção urbana também colaboram no combate ao Covid-19

Para o enfrentamento à pandemia provocada pelo Covid-19, diversas estratégias são adotadas em Salvador para evitar o contágio e, principalmente, a transmissão da doença que provoca problemas respiratórios e tem afetado milhares de pessoas no mundo inteiro. Além do incentivo aos cuidados pessoais, das medidas de isolamento social e até mesmo de testagem rápida em cidadão para identificação de casos, a Prefeitura também têm intensificado as ações de manutenção urbana, através da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), que colaboram no combate ao novo coronavírus.



Dentre as principais ações está a limpeza e dragagem de canais e desobstrução de caixas de sarjetas em diversos pontos da cidade, que também contribuem para evitar casos de dengue, zika, chikungunya e leptospirose, dentre outras enfermidades. A pasta também colabora com a implantação do Hospital de Campanha, no Wet´n Wild, na Avenida Paralela, por meio da Operação Tapa Buraco na via de acesso ao local.



Outra medida adotada é a colaboração com entidades como o Lar Pérolas de Cristo, no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A entidade, conveniada pela Prefeitura, abriga idosos em condições de vulnerabilidade social, que fazem parte do grupo de risco de contaminação pelo coronavírus.



Na ocasião, foram executados diversos serviços em duas casas da entidade. Em uma das estruturas, foram realizadas pintura interna e externa, substituição de vasos e lavatórios, instalação de tanque de 500 litros de água, recomposição de piso cerâmico, instalação de pias e torneiras na cozinha, instalação de portas, revisão elétrica e instalação de forro PVC.



Já na segunda casa, foi feita a pavimentação da área externa, pintura externa e interna, recomposição de piso cerâmico, instalação de portas e janelas, instalação de vasos e lavatórios, revisão de telhamento, revisão hidrossanitária e revisão elétrica.



Avaliação – A importância das medidas de manutenção da cidade nesse período de pandemia é ressaltada por autoridades médicas como o membro da Fundação Baiana de Infectologia, Antônio Carlos Bandeira. "É fundamental que as ações de limpeza urbana, além de provimento de água potável sem interrupções, sejam realizadas de forma contínua e intensiva.”



Ele complementa que a limpeza das ruas, a dragagem de canais e a desobstrução de bocas de lobo reduzem as doenças febris transmitidas por coleções de água contaminadas, reduzindo a procura por unidades de saúde nesse momento crítico da epidemia de Covid-19. “São ações integradas que, somadas, elevam o grau de saúde coletiva de nossa cidade", afirma.



Isso porque uma cidade bem cuidada se torna menos vulnerável ao eminente contágio, principalmente nos bairros mais carentes, como os que se localizam no Subúrbio Ferroviário. No entanto, o cidadão soteropolitano também precisa ajudar nessa parceria, evitando sair às ruas a não ser em caso de extrema necessidade, assim como jogar lixo ou dejetos nas bocas de lobo e canais.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑