O Sindicato dos Bancários da Bahia emitiu nota informando que foi pego de surpresa com o anúncio feito pela Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado, que a capital baiana e mais oito municípios terão antecipação de feriados entre segunda-feira (25/05) e sexta-feira (29/05), no intuito de reduzir a taxa de contágio do coronavírus. O SBBA logo agiu para saber como ficaria a situação das agências.
Através de comunicado, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) orientou o funcionamento das unidades bancárias durante os feriados antecipados. O Sindicato discorda e critica a recomendação, uma vez que os bancários vão perder o direito de descansar nos feriados. É válido dizer que os empregados já estão trabalhando sobrecarregados durante a pandemia.
O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, entrou em contato com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e cobrou que não houvesse o funcionamento das agências.
“Já orientamos o nosso Jurídico a estudar o caso para uma eventual ação na justiça, visando obter uma liminar para suspender o funcionamento das agências durante o feriado antecipado. Caso não tenhamos uma decisão a tempo, cobramos que os bancos não incluam essas horas trabalhadas em banco de horas”, afirma Augusto Vasconcelos.
A Fenaban não deu retorno ao Sindicato. Mas, vale ressaltar que em São Paulo, onde já houve antecipação dos feriados, o Bradesco, o Itaú e a Caixa já lançaram as horas trabalhadas como horas extras. No entanto, o Santander e o Banco do Brasil estão tentando incluir essas horas no banco de horas.
Em contato com o Sindicato, as duas Superintendências da Caixa na Bahia afirmaram que as horas trabalhadas nos dias que forem considerados feriados serão computadas como horas extras.
A entidade aguarda a publicação do decreto para entender melhor as informações. O Departamento Jurídico está atento e vai tomar as providências cabíveis.
Os trabalhadores devem acompanhar as novas informações através do site e do aplicativo Bancários Bahia. O SBBA está trabalhando em regime de plantão e segue cobrando da Fenaban uma reunião com os bancos para tratar do assunto.
0 comentários :
Postar um comentário