Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Artigo: Como preparar-se para envelhecer?

 Você pode estar se perguntado, mas afinal o que é envelhecer? É ter cabelos brancos? Rugas? Adquirir mais sabedoria? Perder a vontade de viver? Estar aproximando-se da morte? Ficar mais teimoso? Construir um patrimônio, uma família? É perder parte da capacidade física? É passar a ver a vida de outra maneira?

Podemos dizer que envelhecer é um processo, e não podemos escolher o momento em que ocorrerá. Desde o nascimento até o dia de hoje estamos envelhecendo... as mudanças corporais vão ocorrendo, e ao mesmo tempo a nossa independência e autonomia vão modificando quando crescemos e envelhecemos.

O envelhecer confere modificações de prioridades, das próprias percepções e muitas vezes, confere uma estabilidade na vida, que poderá nem sempre ser percebida com a passagem do tempo.

Preparar-se para envelhecer não é fazer tratamentos estéticos para reduzir os sinais da idade e nem intensificar o exercício físico, vai além disso, é necessário iniciar na juventude, pautando-se nos quatro pilares do envelhecimento ativo: a saúde, a participação, a aprendizagem continuada e a segurança.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), envelhecimento ativo é: “o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida em que as pessoas ficam mais velhas”.

Contudo, a maior parte da população investe somente na manutenção da saúde física, porém é fundamental trabalhar a mente também, para que se possa acompanhar as mudanças na sociedade.

O envelhecimento ativo visa aumentar a expectativa e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, as fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.

Baseado nos quatro pilares citados, ainda é preciso destacar que é fundamental antecipar as necessidades financeiras e as limitações que podem ocorrer no estilo de vida, como por exemplo, as modificações no ambiente domiciliar. Atualmente temos muitos recursos para auxiliar no envelhecimento, abaixo algumas dicas para preparar-se para envelhecer:

 

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada
  2. Pratique atividade física para manutenção de qualidade óssea e muscular (para evitar a osteoporose e sarcopenia)
  3. Controle de fatores estressores
  4. Mantenha uma mente ativa
  5. Controle das relações sociais
  6. Mantenha a vacinação em dia
  7. Treinar a resiliência é um ponto importante para reagir adequadamente a eventos negativos da vida
  8. Mantenha sempre as horas adequadas de sono
  9. Faça um investimento financeiro para o futuro. Sempre considere que os gastos podem aumentar substancialmente nesse momento da vida, incluindo os custos com o plano de saúde e os medicamentos

 

Para envelhecer não existe uma formula mágica, é necessário preparar-se desde a adolescência para que, ao chegar na velhice, esta possa ser pautada na qualidade. É educar o jovem, pois ele será o idoso de amanhã. Não podemos esperar ela chegar para pensar, e sim iniciar agora!

Envelhecer envolve um conjunto ou um contexto de situações, como a família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Eles formam os princípios para o envelhecimento ativo, proporcionando assim qualidade com expetativa de vida saudável.

E uma dica valiosa: procure ter um profissional da gerontologia sempre próximo para auxiliar no processo de envelhecimento.

 

Cristiano Caveião é enfermeiro, doutor em Enfermagem e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia – Cuidado ao Idoso do Centro Universitário Internacional Uninter

 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑