Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

CCR Metrô Bahia lança exposição inédita sobre literatura acessível e inclusão para o público infanto-juvenil




 Ação marca o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro

ara celebrar o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, na próxima segunda-feira (21), a CCR Metrô Bahia traz para a Bahia uma exposição inédita com livros paradidáticos pensados para o público infanto-juvenil que contam trajetórias inspiradas em personagens com algum tipo de deficiência. A mostra Literatura Acessível: nos trilhos da inclusão apresenta histórias divertidas em quadrinhos mostrando a superação por meio do esporte, da educação e da cultura, e estará em cartaz de 17 de setembro a 4 de outubro, na Estação Lapa de Metrô.


Os livros são fruto de trabalho de dissertação de mestrado da autora Carina Alves que apostou na educação e inclusão das crianças visando sensibilizar a sociedade e estimular a busca por uma cultura inclusiva e humana. O Menino que Escrevia com os pés, de 2016, conta a história de um garoto que perdeu as duas mãos após um acidente e se reinventou para seguir a vida; A Princesa que tinha um Cromossomo a Mais, de 2017 – escrito em parceria com Mari Meira - fala sobre uma menina que nasce com Síndrome de Down; e Ico e o Mundo que Queremos Construir, de 2020, de coautoria com Elyse Matos, traz um conto sobre um menino com autismo.


Os livros abordam temas como inclusão, empoderamento feminino, educação para emancipação, multilinguismo, refugiados de guerra, acessibilidade e respeito ao próximo. “São percursos que revelam o preconceito, a discriminação e ressignificação de identidade social de pessoas que vivem em uma sociedade excludente, e se superam diante das adversidades da vida e de um cotidiano da barbárie do preconceito instalado na sociedade em que vivemos”, destaca Carina Alves. Todas as obras são acessíveis e possuem versões em libras, braile, audiodescrição, pictogramas e multilinguismo (português e alemão), pensando nos filhos de refugiados de guerra.


A exposição tem visitação gratuita e integra o programa Vem pra Cá que promove exposições e diversas outras ações que reforçam a pluralidade cultural, diversidade e inclusão durante todo o ano nas estações de metrô da cidade. A CCR Metrô Bahia também vai disponibilizar em seu site (www.ccrmetrobahia.com.br) um conteúdo lúdico do projeto com atividades para pintura e outras brincadeiras para a criançadas. Quem quiser conhecer os livros na íntegra, basta acessar o www.institutoincluir.com.br.  


SERVIÇO:


O quê: Exposição Literatura Acessível: nos trilhos da inclusão


Quando: De 17 de setembro a 4 de outubro 


Onde: Estação Lapa de Metrô


A visitação é gratuita

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑