Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Praias poderão reabrir a partir de segunda-feira (21)

 



 Apenas as do Porto da Barra, Buracão e Paciência (ambas no Rio Vermelho) devem permanecer fechadas


A Prefeitura liberou, entre terça e sexta-feira, o uso das praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã. Devem permanecer fechadas as do Porto da Barra, Buracão e Paciência (essas duas últimas no Rio Vermelho). As demais poderão ser utilizadas de segunda a sexta. Em dias de feriado, nenhuma poderá abrir. O anúncio foi feito hoje (18) pelo prefeito ACM Neto, durante a inauguração das obras de requalificação da Lagoa dos Pássaros, no Stiep. 


"Não estamos permitindo o funcionamento das praias no final de semana e nem feriados para evitar aglomerações. No caso do Porto da Barra, do Buracão e da Paciência, elas não vão reabrir porque possuem uma faixa de areia muito estreia, e costumam ter um fluxo grande de pessoas mesmo durante os dias de semana. É uma questão de segurança. No caso das praias do Subúrbio, Ribeira, Amaralina e Itapuã, elas também costumam reunir muita gente às segundas e por isso não estarão abertas nesse dia", explicou ACM Neto.


A reabertura já começa a partir da semana que vem. A Guarda Civil Municipal (GCM) vai fiscalizar o cumprimento do protocolo. O horário de uso das praias será livre, mas com proibição do comércio de ambulantes na areia, inclusive alimentos e bebidas. Não haverá limite de pessoas, mas o distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores deverá ser respeitado, bem como o uso de máscara (com exceção de quando as pessoas estiverem na água). 


Atividades esportivas serão liberadas, individuais ou em duplas, com proibição daquelas que gerem contato físico entre os praticantes e os coletivos, a exemplo do tradicional "baba". Não serão permitidas atividades que gerem aglomerações, tais como piqueniques, luaus e outros eventos. Também será proibido o uso de cadeiras, ombrelones, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros. 


"A reabertura das praias de Salvador não significa um convite às aglomerações. O nosso litoral não pode ser palco de multidões e multiplicações da Covid-19. Salvador tem acompanhado a minha postura desde o início do enfrentamento a essa pandemia, e tem visto que tudo que a gente faz é pensando em preservar a vida das pessoas. Até agora, não demos um passo para trás, apenas para frente, porque temos agido com segurança e cautela. Esperamos o apoio das pessoas e que continuemos assim", afirmou o prefeito. 


Flexibilizações - ACM Neto anunciou ainda a flexibilização de outras atividades já liberadas nas fases da retomada. As concessionárias de veículos estão liberadas para a realização de test drive. Já os cursos livres poderão ampliar o horário de funcionamento até as 22h (antes o limite era 19h). 


"O protocolo do test drive das concessionárias será o mesmo das aulas práticas das autoescolas", disse ACM Neto. Ou seja, deverá ser disponibilizado álcool em gel 70% em todos os veículos. Além disso, volante, câmbio, freio de mão, maçaneta, espelhos retrovisores, cintos de segurança, tablets e todos os outros pontos de contato nos carros precisarão ser higienizados antes e após cada aula prática. Será obrigatório o uso de máscara dentro do automóvel. 


Balanço - O prefeito apresentou ainda à imprensa um balanço atualizado dos dados da pandemia do novo coronavírus na cidade. Os números demonstram um recuo na média móvel de casos da doença na cidade, bem como na ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19 e dos óbitos. 


Na semana passada, por exemplo, houve um recuo de 31% na quantidade de vítimas fatais contaminadas pelo novo coronavírus, quando a comparação da média móvel é feita com a mesma medida há 14 dias atrás. São dados que demonstram que Salvador está com com o contágio em queda. 


"A pandemia em nossa cidade está controlada. Mas isso não quer dizer que ela esteja extinta. Ela pode continuar controlada ou sair do controle. Se perdemos o controle, não só as praias terão que ser fechadas novamente, como outras atividades também, a exemplo de bares e restaurantes. E ninguém quer isso", concluiu o prefeito.


Foto: Valter Pontes/Secom




--


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑