Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 19 de setembro de 2020

Domingo no TCA exibe filme “Saudade”


 Documentário retrata a arte contemporânea lusófona através deste sentimento universal e será exibido gratuitamente no YouTube do TCA 

 

“Saudade” é sentimento constante nos tempos atuais. “Saudade” é também o título do longa-metragem documental dirigido por Paulo Caldas que busca entender o significado desta palavra portuguesa dita “intraduzível”. O Teatro Castro Alves (TCA) exibirá o filme gratuitamente em mais uma edição virtual do Domingo no TCA, entrando no ar no dia 27 de setembro, às 11h, e seguindo disponível por uma semana, até o dia 3 de outubro, no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). 

 

A obra procura analisar a saudade através da arte, vista pelos olhos de grandes artistas lusófonos contemporâneos, revelando de forma inédita a relação transversal que se estabelece entre a produção intelectual e artística com este sentimento. Com imensa suavidade e delicadeza, levados pelo mar, pelo plano histórico, pela poesia, pela música, pelas artes plásticas, pelo corpo e pelas aparições expressivas da palavra nos variados ramos dos fazeres estético-simbólicos, imagens e sons constroem uma narrativa emocional e envolvente, causando imediata empatia. 

 

“Saudade” viaja através de países de língua portuguesa, passeando por entre sotaques e melodias, e encontra em suas andanças diversos artistas espalhados pelo mundo. O filme traz imagens exclusivas e depoimentos originais, costurando olhares, sensações, tragédias, alegrias, que levam das lágrimas às gargalhadas. Também registra a arte contemporânea através de um sentimento que é comum a todos, visitando o passado, arquivando o presente, a arte e as ideologias de seus personagens, e criando, assim, uma saudade eternizada para os tempos futuros: uma submersão em mares profundos de beleza e poesia. 

 

DOMINGO NO TCA – O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo. 

 

Domingo no TCA apresenta: 

“Saudade” 

Direção: Paulo Caldas 

Roteiro: Paulo Caldas, Giovanni Soares 

Fotografia: Pedro Sotero 

Montagem: Vânia Debs 

Música: Gustavo Montenegro 

Produtor: Bárbara Cunha 

Produção: 99 Produções 

Coprodução: Academia de Filmes 

Distribuição: Lira Filmes 

Quando: 27 de setembro de 2020 (domingo), 11h, a 3 de outubro, 19h 

Onde: Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube 

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑