Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Especialista reforça cuidados para ficar longe da Covid-19 com retomada



Após cerca de seis meses de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus e, agora, com a reabertura das atividades econômicas, os cuidados de prevenção com a doença devem ser redobrados. Para que os números de infectados não voltem a subir, o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador, Ivan Paiva, indica como se prevenir para evitar a contaminação da Covid-19 em espaços como bares, restaurantes, academias e similares. 


Cuidados como a higienização das mãos e a utilização de álcool em gel com frequência são fundamentais para prevenir a contaminação. A recomendação é que cada pessoa leve um recipiente com álcool em gel no bolso para a utilização imediata em caso de contato com objetos de uso comum. Lavar sempre as mãos também é importante. 


“Sempre que manusear qualquer objeto, lavem as mãos, não sendo possível fazer isso, utilizem o álcool em gel. Por isso é importante que todos tenham o seu frasquinho e mantenham os cuidados em todos os lugares, principalmente em locais como praças e parques”, afirma o especialista. 


Máscaras - Manter o uso das máscaras de proteção e o distanciamento soicial também são importantes para combater a Covid-19. Deve-se ainda evitar locais aglomerados. Uma dica é evitar os elevadores e utilizar as escadas sempre que pos´sivel. O médico explica, que além de ser bom para a saúde, optar pela utilização da escada também é uma forma de fazer exercício físico. 


Em lugares como bares, restaurantes e academias, a recomendação é evitar compartilhamento de copos, pratos ou objetos de uso pessoal. Durante os passeios, o recomendado é sempre buscar ambientes mais abertos e arejados, com circulação de ar natural e jamais tocar objetos e levar as mãos aos olhos ou à boca sem higienizar. 


“As pessoas não devem relaxar porque não podemos prever quem vai desenvolver a forma grave da doença ou não. Então, temos que nos cuidar em todos os locais e seguir todas as medidas de prevenção. A pandemia ainda não acabou”, advertePaiva. 


Em casa - Além dos cuidados na rua, ao chegar em casa é fundamental que os protocolos de higiene sejam cumpridos. O ideal é começar retirando os sapatos e deixando-os na entrada. Em seguida, o indicado é que se retire as roupas que, de preferência, devem ser lavadas. Quanto às bolsas, carteira e chaves, devem ser deixadas em uma caixa na entrada de casa. Se não puder tomar banho imediatamente, lave bem todas as áreas expostas, como mãos, punhos, rosto e pescoço.


 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom



--

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑