Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Fiocruz publica nota técnica sobre situação epidemiológica do AM



Segundo dados nacionais da vigilância de SRAG, a partir da Semana 34 (16/8 a 22/8), os pesquisadores observaram um sinal de retomada de crescimento na tendência de longo prazo nos casos tanto no estado do Amazonas, como na capital, em Manaus


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta terça-feira (29/9), uma nota técnica sobre a situação epidemiológica atual do estado do Amazonas e, em particular de sua capital, Manaus, decorrente da evolução da epidemia de Covid-19.


A nota, elaborada pelo Observatório Covid-19 Fiocruz e pela Fiocruz Amazônia, envolveu pesquisadores de diferentes laboratórios da Fiocruz (PROCC-Infogripe, LIS-Monitoracovid-19, DAPS-Ensp, ILMD) e reforça a contribuição da instituição na produção de informações técnicas, embasadas por dados e evidências científicas, que possam auxiliar no enfrentamento e na resposta à pandemia.


Segundo dados nacionais da vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a partir da Semana 34 (16/8 a 22/8), os pesquisadores observaram um sinal de retomada de crescimento na tendência de longo prazo nos casos tanto no estado, como na capital, em Manaus. A nota técnica pontua um crescimento ainda lento de casos, porém persistente.


Além da taxa de incidência de SRAG no Amazonas, o documento traz análises sobre a evolução de casos confirmados e óbitos de Covid-19, e ocupação de leitos de UTI no estado. 


Em razão dos dados levantados, a nota aponta a necessidade de reforço das medidas de proteção individual e coletiva, assim como o aumento na capacidade da testagem de casos suspeitos e contatos, e da vigilância epidemiológica local, com ampliação da captação de suspeitos por meio da demanda passiva e busca ativa de casos. Também indica necessidade de fortalecimento da rede no combate à Covid-19, dentro do caminho percorrido da atenção primaria à atenção terciária; e destaca a importância da realização de um estudo epidemiológico de campo na cidade de Manaus que possa auxiliar e orientar planejamento e monitoramento dessa epidemia.

 (Foto: Chico Batata/Agecom)

Leia a nota técnica na íntegra.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑