Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Parque da Cidade tem maior movimento em primeiro dia da reabertura



Após seis meses de fechamento, os parques públicos municipais reabriram hoje (28), seguindo protocolo da Prefeitura. O movimento foi tranquilo nesses locais. Neste primeiro dia da retomada, o fluxo foi maior no Parque da Cidade, no Itaigara. 


Por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a Prefeitura administra quatro grandes parques públicos. Além do equipamento no Itaigara, o mais antigo, tem ainda o dos Ventos (Boca do Rio), das Dunas (Praia do Flamengo) e Lagoa dos Pássaros (Stiep).


Esses parques podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, exceto feriados. Além do horário restrito de funcionamento, o protocolo setorial de reabertura dos equipamentos estabelece diversas normas para prevenir e combater a infecção por Covid-19 nesses locais.



Para garantir que as determinações sejam cumpridas, a Guarda Civil Municipal (GCM) está atuando durante 24 horas nessas áreas de lazer, evitando situações de violência, cuidando da preservação do patrimônio e orientando os frequentadores quanto ao uso da máscara e a necessidade de manter o distanciamento social.


Confira o que é ou não permitido nos parques:  


Acessos – Acessos específicos para a entrada e saída de visitantes estão sendo designados, sempre que possível, para evitar aglomerações e cruzamento de pessoas.


Medição de temperatura – Na chegada dos parques, a temperatura dos funcionários, prestadores de serviço e visitantes deve ser aferida. Quem estiver com temperatura acima de 37,5 º C deve ser direcionado para acompanhamento de saúde adequado.


Máscara – O uso da máscara é obrigatório para acesso e durante toda a permanência nos parques, inclusive durante a realização de atividades físicas.


Atividades físicas – Não são permitidas práticas esportivas coletivas, apenas esportes individuais ou em duplas, desde que todos os participantes usem máscara durante todo o período e mantenham o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.


Sem aglomerações – Atividades que podem gerar aglomeração, como piqueniques, rodas de conversa, shows e visitação em grupos estão proibidas.


Equipamentos – Os equipamentos de uso compartilhado, como academia de ginástica ao ar livre, parques infantis e anfiteatro permanecem fechados.


Demarcações – Nas áreas gramadas, foram feitas marcações para garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas.


Veículos – Só é liberado o acesso de veículos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e para o desempenho de atividades de manutenção, segurança e administrativas.


Comércio – Não é permitida a comercialização de produtos e serviços nos parques.


Higienização – Deve ser disponibilizado álcool 70% nas entradas dos parques, nos acessos aos sanitários e nas áreas de maior circulação de pessoas. Os sanitários devem dispor de pia com água, sabão, papel toalha, lixeira com tampa e acionamento por pedal. Além disso, instruções sobre a correta higienização das mãos devem ser afixadas próximo aos lavatórios.


Bebedouros – Não é permitido utilizar bebedouros.


 Fotos: Bruno Concha/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑