Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Calor intenso e tempo seco acendem alerta para cuidados com a saúde do idoso




Em 2020, os índices indicam recordes de temperaturas elevadas no Brasil, revelando como um dos anos mais propensos a agravar problemas de saúde, que possuem relação direta com condições climáticas, em especial, os respiratórios.


Na Bahia, os termômetros têm registrado dias cada vez mais quentes em outubro, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A onda de calor e a elevação da temperatura, entre o inverno e a primavera, são causadas pela proximidade do verão e elevam ocorrências de infecções respiratórias, crises de asma e viroses, principalmente, em idosos, alertam especialistas.


Com a baixa umidade, o ar seco favorece o surgimento de doenças respiratórias, além de ressecar a pele, mucosas e causar irritações nos olhos, nariz e até na garganta e é por isso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que a umidade do ar deve ser igual ou acima de 60%.


“As variações repentinas do tempo exigem cuidado ainda maior com idosos, principalmente com aqueles que já possuem doenças respiratórias crônicas, uma vez que as vias aéreas ficam ainda mais sensíveis. Uma dica importante para amenizar os efeitos da baixa umidade é espalhar recipientes com água pela casa, favorecendo a umidade a nossa volta em dias com tempo muito seco”, explica Angelina Oliveira, enfermeira e diretora da Padrão Enfermagem Salvador.


A hidratação nesta época do ano é crucial para se proteger do calor intenso, evitar insolação e desidratação. “É muito importante que o responsável ou cuidador do idoso estimule a ingestão de água, ainda que em poucas quantidades, em dias muito quentes e secos, alerta Angelina Oliveira. Isto porque “os riscos relacionados à desidratação são maiores e costumam ser mais severos em pessoas com idade avançada, causando prejuízos graves à saúde dos idosos”, explica a enfermeira.


A exposição ao sol é uma prática aliada poderosa dos idosos para estimular a produção de vitamina D no corpo. No entanto, neste período deve ser feita com cuidado e moderação, optando por 15 a 20 minutos diários de banho de sol. Usar roupas leves, passar protetor solar e manter uma alimentação balanceada podem ajudar a manter o idoso saudável em uma época do ano que inspira muitos cuidados, mas também prazer.



Sobre a Padrão Enfermagem Salvador

A Padrão Enfermagem Salvador oferece serviços que vão de procedimentos pontuais, como administração de medicamentos, monitoramento de sinais vitais e testes de glicose; passando pelo acompanhamento integral com cuidadores de crianças e idosos que, além de tratar da saúde dos pacientes, auxiliam com tarefas de higiene e fazem companhia no dia a dia; até um trabalho efetivo de enfermagem e acompanhamento hospitalar para quadros de maior complexidade.


Há mais de dez anos no mercado, a Padrão Enfermagem é a maior rede de franquias do Brasil em seu segmento, oferecendo o melhor custo-benefício do mercado e com suporte de atendimento 24 horas por dia, por meio de central de atendimento. Em Salvador, a Padrão Enfermagem fica localizada na Rua Itatuba, nº 201, Ed. Cosmopolitan Mix, salas 309/310 - Parque Bela Vista. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 99636-7676.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑