Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de outubro de 2020

Debate Trump x Biden: o que tem de verdade nas afirmações dos candidatos



 O presidente americano Donald Trump e o democrata Joe Biden fizeram na terça-feira o primeiro dos três debates eleitorais antes da votação, que acontece em novembro.

Durante 90 minutos tensos, eles entraram em confronto sobre temas como a economia e o coronavírus. A Equipe Reality Check (que checa a veracidade de fatos) da BBC analisou algumas das declarações dos candidatos.



Trump: "Construímos a maior economia da história"

Veredicto: Isso não está certo — houve momentos na história dos EUA em que a economia estava mais forte.


Antes do surto do coronavírus, o presidente Trump afirmou ter gerado um crescimento econômico histórico. É verdade que a economia estava indo bem antes da pandemia — continuando uma tendência que começou durante o governo de Barack Obama — mas houve períodos em que ela já foi muito mais forte.


Biden: "Temos 4% da população mundial, [mas] 20% das mortes"

Veredicto: Isso é quase correto. Mas, olhando para as mortes por coronavírus per capita, há vários países que estão em situação pior do que os Estados Unidos, inclusive o Brasil.


Biden criticou a gestão do presidente Trump na resposta ao coronavírus. Tomando como base os números, sua afirmação é correta. A população dos Estados Unidos é de cerca de 328 milhões, o que representa pouco mais de 4% da população global de 7,7 bilhões.


O candidato democrata, Joe Biden, fez questão de demonstrar que pode suportar pressão© Reuters O candidato democrata, Joe Biden, fez questão de demonstrar que pode suportar pressão

Houve 205.942 mortes por coronavírus registradas nos Estados Unidos, de acordo com os dados mais recentes da universidade John Hopkins. No momento do fechamento desta reportagem, o número total de mortes registradas em todo o mundo é de 1.004.808.


Por essa métrica, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 20% das mortes de Covid-19 em todo o mundo, embora a forma como os países registram seus números varie consideravelmente.


© BBC

Trump: O aumento nas cédulas postais causará "uma fraude como você nunca viu antes"

Veredicto: Estudos não encontraram evidências de fraude generalizada, embora tenham ocorrido casos isolados.


Devido à pandemia do coronavírus, espera-se que uma grande proporção dos eleitores dos Estados Unidos use o voto por correspondência nas eleições deste ano. O presidente alertou repetidamente que isso levará a uma fraude generalizada.

Fonte MSN

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑