Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

EUA combatem desinformação sobre COVID-19 no Brasil

 


Abraji e Agência Mural recebem financiamento para expandir projetos Comprova, Em Quarentena e CoronaNasPeriferias 

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil estão apoiando financeiramente, por meio do Global Engagement Center (GEC), do Departamento de Estado,  iniciativas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias no combate à desinformação relativa à COVID-19, com foco especial em comunidades e regiões periféricas de cidades brasileiras.  


“Informações falsas podem até matar. Principalmente na área de saúde. Esperamos que esse programa possibilite que informações de qualidade cheguem a brasileiros que nem sempre têm acesso a esse tipo de checagem", disse o Adido de Imprensa do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Philip Drewry. “Nosso objetivo é garantir que brasileiros tenham à disposição as informações que precisam para tomarem decisões embasadas e conscientes”.  


A parceria com a Abraji vai possibilitar que oito iniciativas de jornalismo que atuam em comunidades ou trabalham com temáticas raciais e religiosas passem a fazer parte do Projeto Comprova, que atualmente possui 28 veículos. Essas agências e coletivos, atuantes em comunidades vulneráveis de cinco regiões do país, receberão treinamento sobre verificação de notícias, apoio para aquisição de equipamentos e ajuda financeira para remunerar profissionais que atuarão no Comprova por seis meses.  


Além do trabalho colaborativo nas investigações, espera-se que os novos participantes possam ajudar na criação de novas narrativas que ajudem a disseminar o resultado das verificações feitas pelo Comprova. São eles: Marco Zero Conteúdo; Bereia; Rádio Noroeste; Amazônia Real; Coletivo Niara; Alma Preta; Favela em Pauta; e Agência Mural de Jornalismo das Periferias.  


Além de participar do Comprova, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias está recebendo apoio para dois projetos próprios – o #CoronaNasPeriferias e o podcast “Em Quarentena”. O #CoronaNasPeriferias é um projeto colaborativo de matérias, fotos e infográficos sobre COVID-19 produzidos pelos 60 jornalistas da Mural em todo Brasil, e publicados no site e mídias sociais da agência com acesso livre ao público em geral. 


Já o podcast “Em Quarentena”, disponível nas plataformas de streaming de áudio e distribuído diariamente por WhatsApp, traz informações e soluções para moradores das periferias se manterem seguros e saudáveis, ajudando a lidar com os impactos sócio-econômicos e de saúde da crise causada pela pandemia.  


Com o apoio recebido, a Agência Mural contratou jornalistas para se dedicarem à produção de conteúdo, adquiriu equipamentos e acesso à internet. A Mural é uma organização jornalística sem fins lucrativos criada em 2010.     


Fonte Consulado Geral dos EUA em São Paulo 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑