Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 31 de outubro de 2020

“TCA em Casa”: confira programação da primeira semana de novembro

  


Novembro chega com novas opções da programação do Teatro Castro Alves (TCA) em seu “TCA em Casa”. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações. 

 

Caru é mais uma das artistas que estariam na programação de shows da Sala do Coro do TCA no primeiro semestre deste ano. A cantora e compositora baiana, residente no Rio de Janeiro, traz então ao “Terça da Música”, em sua versão digital, o videoclipe de “Diversidade Nordestina”, sua composição mais recente, no dia 3 de novembro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). Lançada em outubro, a música é uma ode ao Nordeste do Brasil: confinada em sua casa, longe de sua cidade, sua família e do mar de Salvador, Caru começou a questionar-se sobre a generalização da cultura nordestina no Sudeste. 

 

Já na sexta-feira, o projeto “Voltando aos Palcos” traz a cantora baiana Marcia Castro no show “Axé 90”. Especialmente preparado para a ocasião, o espetáculo faz um recorte do repertório essencial desse gênero musical. Acompanhada por Fabricio Mota no contrabaixo, Fabio Alcântara nas guitarras e Ariel Rangel na percussão, Marcia interpretará canções como “Swing da Cor” (Daniela Mercury), “Marmelada” (Margareth Menezes), “Crença e Fé” (Marcia Short), “Menina, me dá seu amor” (Chiclete com Banana), “Toneladas de Desejo” (Timbalada), dentre outras pérolas desse repertório genuinamente baiano, em formato acústico e vibrante, revelando a beleza musical do movimento Axé Music. O público poderá assistir ao vivo no dia 6, às 20h40, em transmissão no canal de YouTube do TCA, na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia, possibilitando acesso amplo e gratuito a pessoas em todo o estado e em qualquer lugar do planeta. 

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) mantém em novembro sua agenda de aulas abertas online. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas regulares, de segunda a quinta-feira, às 14h30, de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, além da novidade da “Sexta Diversa”, que acontece às 15h, com modalidades extras – nesta semana, de Jazz. As turmas têm 10 vagas, voltadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, previamente inscritas. As aulas são realizadas em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting e, para participar, é necessário garantir lugar, por ordem de inscrição, no dia de cada aula, através de link disposto das 9h às 11h nas redes sociais do BTCA. 

 

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – A programação de novembro da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) está repleta de projetos instigantes e inovadores. O OSBA em Casa #Virtual retorna este mês em ritmo de musicalidade africana, marcando o Mês da Consciência Negra. O primeiro vídeo-concerto, logo no dia 5, às 19h, interpreta “Atotô do L’homme Armé, Op.39”, do compositor baiano Paulo Costa Lima, com regência do maestro e diretor artístico Carlos Prazeres, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia). 

 

A Academia Virtual da OSBA, que teve início em setembro com 84 alunos de todo o Brasil, segue realizando masterclasses sobre instrumentos, abertas ao público. São oferecidas 80 vagas gratuitas para cada instrumento, com aulas realizadas pelos músicos da OSBA, via plataforma de videoconferência Zoom. É necessária inscrição prévia. 

 

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. A segunda edição se conclui esta semana, atendendo no total mais de 500 pessoas de diversas cidades da Bahia e do Brasil. Na segunda quinzena de novembro, iniciam-se as aulas da terceira edição, oferecendo mais 185 vagas: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à OSBA. Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom. 

 

TCA em Casa 

1ª semana de novembro de 2020 

 

3 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA) 

= Terça da Música 

Com Caru, 12h 

= Aulas abertas BTCA 

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30 

= Academia Virtual da OSBA 

Masterclass Violino com Priscila Rato, 18h 

Masterclass Viola com Serghei Iurcik, 20h 


4 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA) 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 

= Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30 


5 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUINTA) 

= Aulas abertas BTCA 

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30 

= Academia Virtual da OSBA 

Masterclass Violoncelo com Thomaz Rodrigues, 18h 

Masterclass Viola com Gabriel Couto, 20h 

= #OSBAFLIX 

OSBA em Casa #Virtual, 19h 


6 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA) 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 

= Aulas abertas BTCA 

Sexta Diversa: Jazz com Lila Martins, 15h 

= Voltando aos Palcos 

Show de Marcia Castro, 20h40 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑