Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 31 de outubro de 2020

Novembro Azul e Laranja: campanhas alertam para os cuidados com a saúde da próstata e ouvidos


 Especialistas do Itaigara Memorial reforçam a importância do acompanhamento médico para prevenir doenças 


A importância da prevenção no combate às doenças deve ser sempre uma prioridade para se ter saúde e qualidade de vida. Seja com a realização de exames periódicos como também com o acompanhamento médico ao perceber algum sintoma anormal e recorrente.  


Neste mês de novembro, duas campanhas importantes reforçam essa questão: o Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, e o Novembro Laranja, de conscientização sobre o zumbido.  


Ambas as ações contam com o apoio do Itaigara Memorial Hospital Dia, que tem em seu corpo clínico profissionais da área de urologia e otorrinolaringologia que realizam atendimentos clínicos para todas as idades, além de procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidades. 


Novembro Azul 


O câncer de próstata é a segunda principal causa de mortes por câncer entre homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de 65.840 novos casos para cada ano do triênio 2020/2022, dados alarmantes que reforçam a importância sobre a doença que pode ser detectada precocemente por meio de exames preventivos, como explica o urologista do Itaigara Memorial, Eduardo Azevedo. 


“Infelizmente, boa parte da população masculina ainda não se conscientizou sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde e acaba buscando ajuda médica apenas quando surge algum sintoma. No caso do câncer de próstata, por exemplo, 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm chances de cura, então é muito importante que os homens realizem os exames preventivos”, afirma. 


O especialista explica que os principais exames que detectam o câncer de próstata são o toque prostático (permite ao médico apalpar as partes da próstata para identificar alguma anormalidade), o PSA (exame de sangue) e a biópsia. “No estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e é justamente por isso a importância da prevenção para detectar o problema precocemente”, acrescenta. 


No estágio inicial, o câncer de próstata geralmente é assintomático, mas em estágios mais avançados pode apresentar sintomas como: fluxo urinário fraco ou interrompido, micção frequente, sangue na urina ou no sêmen, fraqueza ou dor nos ossos. O Itaigara Memorial possui uma equipe capacitada de urologistas, que realizam tanto consultas e avaliações, quanto procedimentos cirúrgicos em esquema de Hospital Dia. 


Novembro Laranja 


Quase 30 milhões de brasileiros sofrem com uma sensação de barulho, chiado ou ruído no ouvido de forma constante, o chamado zumbido. Essa condição afeta a qualidade de vida das pessoas que convivem com esse incômodo, muitas vezes atrapalhando a rotina e interferindo na capacidade de concentração. Por conta disso, neste mês é celebrado o Novembro Laranja, Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. 


De acordo com o otorrinolaringologista do Itaigara Memorial Otorrino, Thiago Alcântara, a percepção do zumbido é diferente para cada pessoa, podendo ser percebido como sons de grilo, apito, chiado, cachoeira e até motor. Mas, independente do som percebido, é fundamental o acompanhamento médico para o alívio dos sintomas.  


Segundo o especialista, o zumbido no ouvido pode ter causas variadas, desde excesso de cera a lesões e infecções no ouvido. A principal delas é a perda auditiva, por isso, o primeiro passo para amenizar os sintomas é a identificação dos fatores desencadeantes. “Nos casos em que o diagnóstico for a perda auditiva, pode ser indicado o uso de aparelho amplificador com algumas adaptações. Nos demais, é recomendada a análise dos possíveis gatilhos que fazem disparar o zumbido, como o consumo de alguns alimentos”. 


O otorrinolaringologista do Itaigara Memorial faz outro alerta importante para o aumento no número de casos entre jovens em decorrência do uso de fones de ouvidos em volumes muito altos. “A exposição excessiva ao som exagerado pode resultar em perda auditiva precocemente e é a principal responsável pelo aumento de ocorrências de zumbido entre os jovens”, finaliza. O Itaigara Memorial Otorrino possui uma equipe especializada de médicos otorrrinolaringologistas para atendimento clínico, adulto e pediátrico, e também para realização de procedimentos cirúrgicos. 


Para agendamento de consultas, exames e procedimentos o telefone é (71) 3352-9000 / 3045-7100, WhatsApp (71) 99688-2300, além do App Itaigara Memorial Agenda Fácil (disponível nas lojas Android ou AppStore). 


 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑