Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Atividade física e boa alimentação ajudam a prevenir o câncer de próstata


 Infelizmente o câncer de próstata é uma doença comum no Brasil. Já são mais de 2 milhões de casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a projeção é que ao finalizar 2020, sejam diagnosticados mais 68.220 novos casos. O novembro azul vem como um lembrete para todos os homens seguirem com os cuidados necessários com o bem-estar e realizar exames preventivos. Com o perigo batendo à porta, é muito importante não se descuidar. Manter o equilíbrio entre o corpo e a mente é fundamental para colaborar na prevenção da doença. “O exercício ajuda a melhorar a composição corporal e reduz fatores como percentual de gordura, diminuição nos níveis de insulina, glicose, e triglicerídeos. Também provoca mudanças no sistema imunológico, o que está associado com a prevenção e diminuição do risco de câncer de acordo com os estudos”, comenta Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness. 


Além disso, exercitar-se diariamente reduz o estresse oxidativo, ou seja, a produção de radicais livres, agentes que podem prejudicar o metabolismo intracelular e ocasionar danos ao organismo, e que também podem contribuir para a proliferação de células com mutações, mais especificamente o desenvolvimento do câncer.



Alguns estudos relacionam também que uma dieta rica em licopeno ajuda no combate das células cancerígenas. O licopeno é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a reparar danos causados pelos radicais livres. “O tomate, a melancia, a goiaba, a manga, o morango, frutas vermelhas no geral, são algumas opções a serem consumidas. Refeições ricas em alimentos in natura, ou seja, menos processados, antioxidantes e ricos em fibra também são ótimas pedidas para manter a saúde”, explica Gabriel Pacheco, nutricionista na Rede Alpha Fitness. 


Por isso, algumas precauções podem ser adotadas. Ter hábitos saudáveis incluindo cuidados com a dieta, não abusar do uso do álcool e adicionar atividades físicas à rotina (de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é indicado 30 minutos por dia de atividade física). “Quem não faz atividade física, procure uma boa academia e profissionais qualificados. Além disso, faça um checkup, vá a um nutricionista, faça um trabalho completo para ajudar a chegar nos objetivos e manter a qualidade de vida”, completa Gabriel.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑