Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Dia do trigo: cereal com grande significado histórico e religioso é um dos alimentos mais consumidos no mundo


 O dia 10 de novembro é marcado no calendário como o dia do trigo. Apesar de se acreditar que sua origem tenha sido na Ásia, atualmente, é um dos alimentos cultivados em todas as partes do mundo e com presença constante no dia-a-dia do Brasileiro.  


Seja auxiliando na produção de bolos, massas, e principalmente, no pão de cada dia, além de trazer muitas opções na hora de cozinhar, também tem em sua história um sentido religioso, citado diversas vezes na bíblia em histórias e parábolas, até hoje cumprindo as tradições como do pão e vinho na Eucaristia, e o pão ázimo na páscoa judaica. 


“Quando falamos do trigo, falamos do cereal que mudou a história alimentar da humanidade”, afirma o professor de gastronomia da UNIFACS, Elmo Alves “Encontramos relatos com o trigo, em uma periodicidade de 4 a 6 mil anos, passando desde o império egípcio até diversos povos da história e chegando a atualidade”. Elmo completa que este cereal segue sendo inclusive, responsável pela alimentação de várias populações no mundo hoje.  


Ainda segundo o professor, apesar de muita discussão a respeito de sua ação no corpo-humano diante da descoberta de pessoas alérgicas à sua proteína, glúten, o trigo segue sendo de suma importância no mundo. A facilidade em encontra-lo geograficamente e devido ao seu custo baixo, torna o trigo base alimentar para muitas receitas, sendo a versatilidade na cozinha, uma de suas maiores vantagens permitindo a produção de pães, molhos, massas, cremes, patês, suflês, por exemplo.  


“Nós brasileiros consumimos o trigo de forma constante, no pão no café-da-manhã ou jantar, no macarrão do almoço” lembra o professor. Aliada à tecnologia, atualmente, o trigo segue contribuindo com a gastronomia, que o utiliza de diversas maneiras e formas de fermentação, como protagonista, dando fortaleza às massas, até como secundário, por sua função de dar liga.  


Com mais de 12 mil variedades, o cereal está entre os alimentos mais consumidos do mundo. “Muito dos alimentos que utilizamos no nosso dia-a-dia, seriam impossíveis de serem feitos sem o uso do trigo e seus subprodutos”, afirma o professor, Alves 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑