Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Feapaes-BA abraça campanha do Dia da Prematuridade


 Novembro Roxo tenta sensibilizar para riscos dos bebês prematuros


Para marcar o Dia Internacional da Prematuridade, celebrado no próximo dia 17 de novembro, a Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes), entidade que reúne 77 associações de municípios baianos, abraça a campanha voltada para a sensibilização e alerta para os riscos e cuidados com a prematuridade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 15 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano, o que representa uma taxa bastante alta, de um em cada 10 bebês. As complicações do parto prematuro podem representar muitos desafios para esta criança, incluindo dificuldades de aprendizagem e problemas visuais e auditivos.


“Esta questão necessita de extrema atenção para as famílias e a nossa sociedade. Por isso abraçamos esta causa e trabalhamos junto a todas as Apaes do estado para esta conscientização”, disse o presidente da entidade, Narciso Batista. A Apae do município de Una já iniciou um movimento para a celebração da data. A direção da associação realizou um programa de estímulo essencial para os alunos, desenvolvido por professores e estudantes do curso de fisioterapia da Faculdade Madre Thais. A ideia é que todas associações desenvolvam ações para marcar a data.


feapaes una.jpeg


Segundo a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros, a prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de cinco anos. “Na nossa população isso se agrava. Sabemos, segundo dados da ABPF, que em contextos de baixa renda, metade dos bebês nascidos com menos de 32 semanas morre devido à falta de cuidados viáveis e econômicos, como calor, apoio à amamentação e cuidados básicos para infecções, e dificuldades respiratórias. Precisamos criar uma cultura de alerta em relação a isso”, disse o presidente da Feapaes, Narciso Batista.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑