Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Recomeçar Sempre inicia cursos profissionalizantes para população vulnerável



O Restaurante Popular de Pau da Lima passa também a ser um local que possibilitará uma nova oportunidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Salvador. É o programa Recomeçar Sempre, que teve as atividades iniciadas nesta segunda-feira (9) com a oferta de cursos profissionalizantes na área de gastronomia.


A iniciativa é realizada em parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O programa faz parte do conjunto de ações de retomada econômica para a população vulnerável, que sofreu impactos sociais em função da pandemia  do coronavírus. 


As primeiras turmas são compostas por um público prioritário, já selecionado, formado por mulheres chefes de famílias; pessoas e famílias em situação de rua; beneficiários do Auxílio Moradia; indivíduos e famílias que fazem uso dos Restaurantes Populares. Também fazem parte das aulas pessoas assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Especializados em Assistência Social (Creas) e de Assistência à População em Situação de Rua (Centros POP), Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs)  e desempregados, com faixa etária entre 18 e 60 anos. 


“Acreditamos que, por meio da qualificação e formação profissional, podemos contribuir para que as pessoas em vulnerabilidade social possam descobrir e desenvolver novas habilidades. E, a partir da comercialização dos produtos feitos por eles, possam gerar sua própria renda. O Recomeçar Sempre é sinônimo de autonomia”, disse Juliana Portela. 


A secretária da Sempre reiterou ainda que, para a realização das aulas, estão sendo seguidos todos os protocolos municipais para cursos livres como aferição de temperatura, higienização dos espaços, utilização de aventais e máscaras descartáveis e distanciamento social.  


Expectativa – São cinco cursos oferecidos pelo Recomeçar Sempre: preparação de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas e preparo de bolos tradicionais, com realização conforme cronograma. Cada turma é formada por 20 alunos e contam com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).  


Jadalva Moreira, 56 anos, trabalha como cozinheira há mais de 40 anos, mas só agora teve a chance de se especializar na área com o objetivo de abrir o próprio negócio. “Trabalho como cozinheira e ajudante há muito tempo, mas estou desempregada desde 2014, por conta da minha idade. Infelizmente não consigo mais achar emprego. Portanto, assim que concluir o curso, pretendo abrir o meu próprio negócio”, disse. 


Após o término dos cursos, os concluintes receberão a credencial de ambulantes, emitida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para começarem a empreender. Também foi realizada articulação com a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) para orientação sobre boas práticas de higiene. 


Daniela Barbosa, de 24 anos, atualmente está desempregada e encontrou no curso uma oportunidade que futuramente pode ajudar nos custos de casa e na criação da filha que tem apenas 11 meses. “Essa é uma ótima chance para aprender e, mais à frente, empreender. Assim que estiver capacitada, poderei vender nas ruas, fazendo com que me auxilie financeiramente”, contou. 


Cronograma – Nesta segunda, começaram as atividades do curso de preparação de salgados, que deve ser finalizado no dia 7 de dezembro. Na terça-feira (10) será a vez do curso de cozinha básica iniciar a formação, que segue até o dia 15 de dezembro. Já a qualificação de fabricação de pizza, inicia na quarta (11) e encerra no dia 9 de dezembro. 


As atividades do curso de bombons e trufas serão iniciadas na quinta-feira (12), com encerramento previsto para o dia 10 de dezembro. O curso de preparo de bolos tradicionais será iniciado sexta-feira (13), e segue até o dia 11 de dezembro. 


Investimento – Em 2020, o investimento municipal nestas capacitações é de R$40 mil. A parceria prosseguirá em 2021, com o investimento de mais de R$870 mil para promover a qualificação e formação profissional e estimular a produção e a comercialização. 


Para a diretora regional do Senac-BA, Marina de Almeida, a parceria é importante principalmente para as pessoas carentes, que têm a oportunidade de melhorarem a autoestima, consigam uma profissão e possam sair da situação de pobreza. “Geralmente são pessoas muito simples que, quando têm oportunidades como a que o Senac e a Prefeitura estão dando, com certeza podem ter mais sucesso e serão mais felizes ao ter uma renda própria”, declarou.


Fotos: Bruno Concha/Secom

 



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑