Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

“TCA em Casa”: confira programação da segunda semana de novembro -


 O Teatro Castro Alves (TCA) divulga a programação do seu “TCA em Casa” para a segunda semana de novembro. O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), corpos artísticos da Bahia, são as estrelas destes dias, bem como a aula inaugural da 3ª edição dos Cursos de Música do TCA em formato digital. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações. 

 

BTCA e OSBA se lançam em mais uma criação inédita que estreia dentro do “Voltando aos Palcos”, projeto que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do TCA. Instigado pelo uso das máscaras faciais para o combate à transmissão da Covid-19, “Des faces” tem criação coreográfica de Fátima Berenguer e reúne no elenco os bailarinos Douglas Amaral, Fernanda Santana, Joely Pereira, Mirela França e Ruan Wills junto aos músicos Francisco Roa (violino) e Serghei Iurcik (viola), que executam a trilha ao vivo. Na pílula cênica de abertura do programa do dia, Paullo Fonseca interpreta trabalho criado em parceria com Jai Bispo. O espetáculo terá transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) e na TVE Bahia, no dia 13 de novembro (sexta-feira), às 20h40. 

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) mantém em novembro sua agenda de aulas abertas online. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas regulares, de segunda a quinta-feira, às 14h30, de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea. As turmas têm 10 vagas, voltadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, previamente inscritas. As aulas são realizadas em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting e, para participar, é necessário garantir lugar, por ordem de inscrição, no dia de cada aula, através de link disposto das 9h às 11h nas redes sociais do BTCA. 

 

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – A programação de novembro da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) está repleta de projetos instigantes e inovadores. O OSBA em Casa #Virtual retorna este mês em ritmo de musicalidade africana, marcando o Mês da Consciência Negra. O primeiro vídeo-concerto, no dia 9, às 19h, interpreta “Atotô do L’homme Armé, Op.39”, do compositor baiano Paulo Costa Lima, com regência do maestro e diretor artístico Carlos Prazeres, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia). 

 

O Cineclube OSBA, projeto que lança luz sobre a música no cinema, escolheu neste mês o clássico filme de horror “Os pássaros” (1963), de Alfred Hitchcock, enquanto indicação para o público assistir antes do debate virtual. A live acontece no dia 11, às 19h, também no canal de YouTube, e contará com a presença de Thomaz Rodrigues, chefe do naipe de violoncelos da OSBA, e Lucas Ravazzano, professor e pesquisador na área de análise fílmica. O bate-papo também tem como objetivo discutir os limites da música de concerto contemporânea a partir da trilha musical do filme, de autoria de John Cage, compositor estadunidense pioneiro da música eletroacústica e do uso de instrumentos não convencionais na música de concerto. 

 

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. No dia 13 de novembro, às 10h, acontecerá a aula inaugural da 3ª edição desta jornada, que atenderá a 185 alunos, nos cursos de “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à OSBA. Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom. 

 

TCA em Casa 

2ª semana de novembro de 2020 

 

9 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEGUNDA) 

= Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30 

= #OSBAFLIX 

OSBA em Casa #Virtual, 19h 


10 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA) 

= Aulas abertas BTCA 

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30 


11 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA) 

= Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30 

= Extensão OSBA 

Cineclube OSBA, 19h 


12 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUINTA) 

= Aulas abertas BTCA 

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30 


13 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA) 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

Aula inaugural da 3ª edição, 10h 

= Voltando aos Palcos 

BTCA e OSBA em “Des faces”, 20h40 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑