Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 14 de novembro de 2020

“TCA em Casa”: confira programação da terceira semana de novembro

  

A segunda metade de novembro se inicia e o Teatro Castro Alves (TCA) divulga a programação do seu “TCA em Casa” do período de 16 a 20 de novembro – a semana do Dia Nacional da Consciência Negra. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações.  


Em agosto de 2019, Ju Moraes fez dois dias de shows com casa lotada na Sala do Coro do TCA, mostrando-se de um jeito novo, pela primeira vez no palco de um teatro, numa sonoridade mais pop e MPB. Do repertório com músicas autorais e releituras, ela apresenta em vídeo o registro ao vivo de quatro canções: “Mágica” (Ju Moraes e Mikael Mutti), “Na Palma da Mão” (Don Chicla, Mikael Mutti e Saulo Fernandes), “Último Romance” (Rodrigo Amarante) e “Vai” (Ju Moraes), dentro do “Terça da Música”, em sua versão digital, no dia 17 de novembro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).  


No Dia Nacional da Consciência Negra, o TCA faz sua reverência com arte. Destaque da nova geração da cena musical baiana e brasileira, Majur traz para o projeto “Voltando aos Palcos” o show “Ipade”, palavra em iorubá que significa “encontro”. Assumindo voz, violão e teclado e acompanhada de DJ com bases programadas, ela performa o encontro consigo mesma, além do seu caminho e manifestação através das relações do seu corpo com o mundo. O espetáculo será transmitido ao vivo no dia 20 de novembro (sexta-feira), às 20h40, no canal de YouTube do TCA, na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia.  


Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) mantém sua agenda de aulas abertas online. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas regulares, de segunda a quinta-feira, às 14h30, de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, além da “Sexta Diversa”, que acontece às 15h, com modalidades extras – nesta semana, de Danças Afrobrasileiras. As turmas têm 10 vagas, voltadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, previamente inscritas. As aulas são realizadas em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting e, para participar, é necessário garantir lugar, por ordem de inscrição, no dia de cada aula, através de link disposto das 9h às 11h nas redes sociais do BTCA.  


Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Tecer diálogos musicais que estabeleçam pontes entre a tradição sinfônica e o patrimônio cultural local é uma missão da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Com estas bases, o “OSBA Talks” traz, no Mês da Consciência Negra, uma conversa sobre “Música e Identidade Cultural”, que acontece no dia 19 de novembro (quinta-feira), às 19h, no perfil de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), comandada pelo maestro e diretor artístico Carlos Prazeres. O convidado será Iuri Passos, Alagbê do Terreiro do Gantois, músico, arranjador produtor musical e idealizador do projeto social percussivo Rum Alagbê.  


Buscando constantemente formas de se conectar ao tempo e à sociedade em que está inserida, a OSBA reflete sobre as raízes culturais africanas no Brasil ao dar destaque à música do candomblé no concerto em vídeo “OsBATALÁ”, que convida o grupo percussivo Rum Alagbê e com participações especiais dos cantores Márcia Short e Lazzo Matumbi. Neste projeto, sob a regência de Carlos Prazeres, são interpretados os orikis (cantos em iorubá) “O Fururu Loorere” e “Ajaguna Gbawa”, além de “Carmen”, música em homenagem à atual ialorixá do Terreiro Mãe Menininha. O vídeo vai ao ar no dia 20 de novembro (sexta-feira), Dia Nacional da Consciência Negra, às 19h, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia).  


As Cameratas da OSBA seguem com sua programação especial de quarentena. O “Cartografia Afetiva”, vídeo-relato, relembra apresentações das Cameratas Bahia Cordas e Quarteto Novo no projeto “Terças Musicais”, do Museu Geológico da Bahia. Já o vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops” será com a Opus Lumen interpretando “Gavião no Terreiro”, de Raphael Batista. Os vídeos serão exibidos entre os dias 16 e 20 de novembro nos perfis de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia).  


Cursos de Música do TCA na Quarentena – Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. A 3ª edição desta jornada atenderá a 185 alunos, nos cursos de “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à OSBA. Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom.  


TCA em Casa 


3ª semana de novembro de 2020 


 


16 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEGUNDA) 


= Aulas abertas BTCA 


Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30 


= Cursos de Música do TCA na Quarentena 


“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h 


= Cameratas da OSBA 


“Cartografia Afetiva” 




17 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA) 


= Cursos de Música do TCA na Quarentena 


“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h 


= Terça da Música 


Com Ju Moraes, 12h 


= Aulas abertas BTCA 


Pilates com Ticiana Garrido, 14h30 


= Cameratas da OSBA 


“Cartografia Afetiva” 




18 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA) 


= Cursos de Música do TCA na Quarentena 


“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 


= Aulas abertas BTCA 


Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30 


= Cursos de Música do TCA na Quarentena 


“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h 


= Cameratas da OSBA 


“Cartografia Afetiva” e “Café com as Cameratas #Drops” 




19 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUINTA) 


= Cursos de Música do TCA na Quarentena 


“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h 


= Aulas abertas BTCA 


Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30 


= #OSBAFLIX 


“OSBA Talks” com Carlos Prazeres e Iuri Passos, 19h 


= Cameratas da OSBA 


“Café com as Cameratas #Drops” 




20 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA) 


= Cursos de Música do TCA na Quarentena 


“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 


= Aulas abertas BTCA 


Sexta Diversa: Danças Afrobrasileiras com Agnaldo Fonseca, 15h 


= #OSBAFLIX 


OSBA em Casa #Virtual – “OsBATALÁ”, com Rum Alagbê, Márcia Short e Lazzo Matumbi, 19h 


= Voltando aos Palcos 


Show de Majur, 20h40 


= Cameratas da OSBA 


“Café com as Cameratas #Drops” 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑