Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Zoo recebe visita do Ministério Público da Bahia

 


O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, recebeu na manhã da última terça-feira (15) a visita da promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Sheila Costa. Juntamente com servidores do MP-BA e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) a promotora vistoriou o Zoo com o intuito de apurar possíveis irregularidades.


Durante a vistoria foram visitadas diversas áreas do Parque, entre elas o museu, berçário, frigorífico, setor de armazenamento e distribuição de alimentos, além dos recintos personalizados que buscam ambientar os animais.


“Foram percorridos os 3 km de extensão do Zoo e observados os diversos animais, os quais se encontravam, de uma forma geral, em bom estado de saúde e com movimentos ativos. Não foi verificado qualquer animal magro nem apático, e todos os espaços destinados a animais se encontravam ocupados com suas respectivas espécies, sendo observada boa limpeza e ausência de mau cheiro”, avaliou a promotora Sheila Costa.


Segundo o relatório elaborado pelos técnicos do MP-BA, “nos locais de armazenamento foram encontrados alimentos de todas as naturezas: carnes vermelhas, carnes brancas, frutos do mar, frutas, verduras, e vários tipos de ração”.


A diretora Administrativa Financeira do Inema, Daniella Fernandes também acompanhou toda vistoria do MP-BA no Zoo, e em conjunto com os técnicos percorreu as áreas que foram inspecionadas. “É muito importante essa parceria com o Ministério Público, até mesmo pela função fiscalizatória para avaliar os avanços que temos no Zoológico de Salvador. Acho isso bastante relevante”, disse a diretora.


Mesmo fechado para o acesso do público, atendendo ao Decreto de número 19.529 com uma série de medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, divulgado pelo governador Rui Costa no dia 16 de março, o Zoológico de Salvador segue com as suas atividades internas funcionando normalmente, inclusive limpeza, alimentação e cuidados com os animais.


Na avaliação de Carla Fabíola, gestora do Parque, durante a ação a promotora e os técnicos também puderam presenciar in loco que mesmo fechado ao público geral a rotina interna do Zoológico não sofreu alteração. “A visita foi extremamente positiva, pois podemos mostrar a realidade do dia a dia do Zoo, a condição física e de bem-estar dos animais. O foco era avaliar a alimentação, mas aproveitamos a oportunidade para mostrar que os animais estão sendo muito bem cuidados pela nossa equipe composta por médicos veterinários, biólogos e técnicos das mais diversas”, disse a gestora.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑