Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Agricultores familiares de Jaguarari produzem cerca de três toneladas de silagem a partir do cultivo no ensaio agroecológico


 No território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, agricultores e agricultoras da comunidade de Carro Quebrado, no município de Jaguarari, produziram cerca de três mil quilos de silagem de milho. A forragem para alimentação animal é proveniente do milho plantado no espaço do ensaio forrageiro, que consiste numa área pequena de experimentação para plantio de diferentes variedades de plantas, irrigadas em sistema de gotejamento de água.


O objetivo dos ensaios é verificar quais plantas forrageiras melhor se adaptam à região e podem ser multiplicadas pelos agricultores e pelas agricultoras em suas áreas individuais. Tudo o que é produzido no ensaio é de uso comum e beneficia as famílias agricultoras atendidas pelo Pró-Semiárido, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Fida.



“Outro ponto que vale destacar é o uso da ensacadora de silagem. Ela proporciona maior produtividade devido à eficiência de encher os sacos. Com isso, o agricultor ganha melhor condição de trabalho e tempo, o que é fundamental para quem trabalha com agricultura. Além disso, proporciona maior compactação do material dentro do saco, garante uma silagem de melhor qualidade no que se refere à conservação, pois a silagem, estando mais compactada, evita a entrada de ar e a perda do material”, acrescenta o técnico em desenvolvimento produtivo do projeto, Jiliarde Ferreira.


A ensacadora é um dos equipamentos viabilizados pelo Projeto para contribuir com a autonomia das famílias e para que os produtores e as produtoras consigam estocar alimentos para fornecer aos animais nos períodos de estiagem. A cultura do estoque é umas das estratégias que confere renda e assegura que os agricultores e as agricultoras não dependam do mercado externo para manter a produção no campo.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑