Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Batatas: aprenda como escolher e conservá-las para ter uma refeição ainda mais saborosa


 Coloque o aprendizado em prática preparando uma deliciosa Lasanha ao Molho de Batata com Hamburguinhos

 batata se tornou um alimento curinga na mesa das famílias ao redor do mundo, principalmente nas refeições dos brasileiros. O tubérculo é rico em carboidratos, com pouca gordura, é fonte de energia e possui vitamina C e sais minerais, portanto, o seu consumo é indispensável. Para potencializar os seus benefícios, é importante tomar alguns cuidados, que vão desde a escolha na hora da compra, armazenamento em casa e até mesmo no preparo. Por isso, a Vitarella, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença. Confira:

  • Em primeiro lugar, as batatas devem ser sólidas, possuir casca lisa e tamanho uniforme. Evite as batatas que apresentam nódulos, partes murchas, pontos pretos ou manchas verdes. Batatas com brotos, geralmente, estão velhas.
  • Quando for armazená-la, opte por locais frescos e arejados, como a fruteira. Evite guardá-la na geladeira, pois a umidade não é adequada para esse tipo de alimento.
  • Evite lavar as batatas antes de guardar para não tirar sua proteção natural contra bactérias.

As batatas são altamente versáteis,  por isso, é possível investir em diversos pratos, seja um purê, uma salada, uma massa ou até mesmo fritas, além de ser um ótimo acompanhamento. Agora, que tal preparar uma irresistível Lasanha ao Molho de Batata com Hamburguinhos? Simples de fazer, a receita é ideal para servir no almoço ou no jantar.

Lasanha ao Molho de Batata com Hamburguinhos

Ingredientes:
Molho de tomate:
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
12 tomates maduros sem pele, sem sementes e picados
750 ml de polpa de tomate
Sal e orégano a gosto

Molho de batata:
2 colheres (sopa) de Margarina Namesa
1 cebola média picada
1 kg de batata picada
2 tabletes de caldo de legumes
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de queijo parmesão
Sal a gosto

Hamburguinho de carne:
½ kg de carne moída
2 dentes de alho picados
½ envelope de sopa de cebola
1 ovo batido
2 ovos batidos e Biscoito Cream Cracker Vitarella (400 g) para empanar 
Margarina Namesa para fritar os hamburguinhos
Sal e orégano a gosto

Para a montagem:
1 embalagem de Lasanha Vitarella
400 g de mussarela em fatias
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Prepare o molho de tomate:
- Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano e reserve.

Prepare o molho de batata:
- Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte a batata, os tabletes de caldo de legumes, 1 ½ litro de água e deixe cozinhar até a batata ficar bem macia. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador junto com o leite e o queijo parmesão até obter um molho leve. Acerte o sal, se necessário, e reserve.

Prepare os hamburguinhos de carne:
- Leve ao processador o Biscoito Cream Cracker Vitarella e bata até obter uma farofa. Em uma tigela funda, junte a carne, o alho, a sopa de cebola, o ovo e misture bem até obter uma massa homogênea. Acerte o sal e tempere com orégano.
- Modele dando formato de hamburguinhos. Empane-os passando pelo ovo batido e pela farofa de biscoito.
- Deixe na geladeira por cerca de 1 hora.
- Retire da geladeira e frite os hamburguinhos na Margarina Namesa em frigideira larga, virando-os dos dois lados para que cozinhem por igual. Reserve.

Montagem:
- Monte a Lasanha Vitarella em um refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho de batata em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e os hamburguinhos e as fatias de mussarela em 2.
- Alterne as camadas de molhos, massa, hamburguinhos e fatias de mussarela da seguinte forma: molho de batata, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, hamburguinhos, tiras de lasanha, molho de batata, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, hamburguinhos, tiras de lasanha, molho de batata, molho de tomate e finalmente queijo parmesão.
- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200 ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo. 

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500 g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Tempo de preparo: 90 minutos
Rendimento: 10 a 15 porções

Para saber mais acesse o site: www.vitarella.com.br

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑