Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de março de 2021

CCZ vai implantar mais de 500 armadilhas contra dengue



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS),  implantou, nesta quarta-feira (24), 560 armadilhas contra o Aedes aegypti em residências de Salvador. A mobilização começa às 8h e a intenção é controlar o índice de infestação em bairros dos Distritos Sanitários da Barra/Rio Vermelho, Itapuã e Centro Histórico – locais escolhidos por serem historicamente conhecidos por casos de arboviroses.


A estratégia preventiva visa também reduzir o alcance, já que o equipamento capta o ovo do mosquito. Com isso, deverá evitar a proliferação de doenças como dengue, zika e chikugunya na cidade. As armadilhas serão retiradas em uma semana.              

                                                                    


“Nossos agentes de combate às endemias vão verificar, no intervalo de sete dias, a presença do mosquito Aedes, visando analisar o percentual de positividade e a quantidade de ovos dos mosquitos nas localidades onde estão instaladas estas armadilhas. O CCZ segue uma programação para instalar as armadilhas em todas as regiões da cidade”, explicou Cristina Guimarães, subgerente de arboviroses do CCZ.


Dados – Na capital baiana, houve uma redução de 97% nos casos notificados de dengue, de 96% nas ocorrências de chikugunya e 93% para zika. Os dados correspondem entre os meses de janeiro e março de 2020, em comparação ao mesmo período de 2021.


  Foto: Bruno Concha/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑