Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de março de 2021

“Memórias em Movimento” estrela Domingo no TCA em comemoração aos 40 anos do Balé Teatro Castro Alves


 Documentário acompanha a trajetória da companhia e será exibido na TVE Bahia e no YouTube do TCA 

 

O marco de 40 anos do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é o mote da edição de abril do Domingo no TCA, no dia 4, com exibição do documentário “Memórias em Movimento – A História do Balé Teatro Castro Alves”, dentro da programação especial do #BTCA40Anos, celebrado neste mês. O filme, dirigido por Giovani Lima, ficará disponível, às 11h, no canal do Teatro Castro Alves no YouTube (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) e, nesta mesma hora, será exibido na TVE Bahia. A reprise acontecerá no dia 9 de abril, sexta-feira, às 20h, pela televisão e pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline

 

A narrativa de 90 minutos acompanha a trajetória da primeira companhia oficial de dança do Norte-Nordeste. “Memórias em Movimento” parte da contextualização da cena artística do final dos anos 1970, abordando a força da dança como expressão e o que representou o surgimento do BTCA para a cultural local, com a consolidação de um cenário de profissionalização em dança.  

 

Sob a condução revolucionária de diretores e coreógrafos, a companhia do Estado da Bahia inaugurou um estilo, levando sua maneira única de dançar para além das fronteiras nacionais e conquistando sucesso de crítica e público em grandes espetáculos, como “Sanctus” (1985), com coreografia de Luis Arrieta, e “Lub Dub” (2017), coreografado pelo sul-coreano Jae Duk Kim. 

 

Desde 2019 sob direção de Wanderley Meira, o corpo artístico estável do TCA foi criado em 1º de abril de 1981, tornando-se a quinta companhia de dança no Brasil. O BTCA colocou a Bahia como um dos maiores expoentes nas artes do corpo, referência na dança moderna e contemporânea.  

 

“Memórias em Movimento” tem produção da Malagueta Filmes, com roteiro de Eduardo Costa, direção de fotografia de Rogério Sampaio, montagem de Xande Mendonça, trilha sonora de Luizinho Assis e produção executiva de Cid Andrade, Gabriel Pires e Aline Fontes. A obra foi produzida para o Canal Curta!, financiada pela Ancine através do FSA/BRDE.  

 

SOBRE O DOMINGO NO TCA: O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo. 

 

Domingo no TCA 

Memórias em Movimento 

Quando: 4 de abril de 2021 (domingo), 11h 

Onde: Exibição pela TVE Bahia e no canal do Teatro Castro Alves no YouTube 

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑