Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Inema coíbe tráfico de animais silvestres em ação conjunta na CEASA de Paulo Afonso


 No último domingo (11/04), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da Unidade Regional Sertão do São Francisco (URSSF), realizou uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, com o objetivo de combater o tráfico de animais silvestres.


A ação, que aconteceu na CEASA do município de Paulo Afonso-BA, também contou com o apoio da ONG Animallia e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio.


Na ocasião, foram identificadas condições de maus-tratos como grande quantidade de aves acondicionadas em pequenas gaiolas, restringindo sua movimentação; falta de higiene, de água, privação de luz e circulação de ar.


No total, foram resgatadas cerca de 130 aves silvestres de espécies conhecidas popularmente como cabeça vermelha, azulão, bigodinho, canário da terra, sabiá laranjeira, sofreu, assanhaço, periquito da caatinga, curió, tico-tico, coleirinha e caboclinho.


As aves foram encaminhadas para o CETAS de Cruz das Almas, que é gerido por este Inema, onde serão triados e cuidados pela equipe de veterinários que avaliarão a possibilidade de reinserção desses animais aos seus habitats naturais.


Ainda durante a operação, foram promovidas ações de conscientização e educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar o público quanto à comercialização desses animais, ação essa que contribui diretamente no possível cenário de extinção da fauna silvestre brasileira.


Os infratores foram identificados e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) junto à PRF e responderão por suas ações na Justiça Criminal. Além disso, sofrerão sanções administrativas aplicadas por este Inema, conforme prevê a legislação ambiental estadual.


Salientamos que a atividade de criação de determinadas espécies de aves é permitida desde que siga a legislação ambiental pertinente.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑