Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Licuri da Bahia é um dos ingredientes de destaque em reality de gastronomia na TV


 O versátil, nutritivo e saboroso licuri, fruto da Caatinga, foi um dos ingredientes de destaque na apresentação do cozinheiro Cadu Moura, com o Ravióli de Vatapá, Caldo de Lambreta, Fumeiro e Farofa de Licuri. O prato foi apresentado no programa de TV, Mestre do Sabor, que estreou a 3ª temporada, nessa quinta-feira (06), na TV Globo. A valorização dos pratos brasileiros e da chamada comida de afeto são a marca dessa edição comandada por Claude Troisgros e Batista.


 



O licuri utilizado por Cadu, que é natural de Pernambuco, mas há dez anos mora em Salvador, é produzido pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), com sede em Capim Grosso. Ele conta que conheceu o licuri durante o seu processo de formação, com o chef de cozinha Fabrício Lemos, que apresentou os ingredientes locais, que ele já trabalha em seus restaurantes. 


 



“Quando eu fui apresentado, fiquei surpreso com a qualidade e com o que a gente consegue fazer com ele. O meu slogan é ‘Do Nordeste para o mundo’, para apresentar para o mundo o que a gente tem de melhor. Então, eu levei o licuri e o fumeiro de Maragogipe. Eu queria levar elementos e conteúdos verdadeiros, para apresentar para o mundo, de empresas e produtos que eu acredito, que de fato tenham um pensamento positivo em relação à gastronomia brasileira. Eu sou um cozinheiro nordestino. Sempre abraço e levanto essa bandeira por onde eu for”, destacou Cadu Moura.



Renata Silva, que atua na gestão da Coopes, ressaltou que é de grande importância ver o licuri protagonista em um programa de alta gastronomia, de uma rede de TV nacional: “A gente vê que nosso trabalho não está sendo em vão e que esta consolidação da cadeia produtiva do licuri está ganhando corpo e uma proporção de valorização, sendo tão valorizado quanto as outras oleaginosas brasileiras”.


 


A Coopes


A cooperativa é uma das organizações da agricultura familiar baiana apoiadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Por meio do projeto, são aplicados recursos da ordem de R$3,9 milhões, em infraestrutura para armazenamento e equipamentos, implantação de uma unidade de beneficiamento, logística e assistência técnica e extensão rural (Ater), entre outras ações, que beneficiam mais de 300 famílias. A Coopes também já recebeu recursos da ordem de R$178 mil, via Pró-Semiárido, outro projeto executado pela SDR/CAR, para a reforma da unidade de beneficiamento.




Foto do prato: Programa Mestre de Sabor / TV Globo 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑