Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Maio Amarelo: redução de acidentes de trânsito é atitude permanente da Bahia Norte


 Entre janeiro de 2018 e outubro de 2020, a Bahia registrou cerca de 53 mil acidentes de trânsito, com aproximadamente 80 mil vítimas não fatais e 5 mil mortes, de acordo com o Detran. A segurança no trânsito é um importante tema que ganha maior destaque neste mês, por meio da campanha Maio Amarelo. Entretanto, a Concessionária Bahia Norte executa, continuamente, um Programa de Redução de Acidentes (PRA), que foi desenvolvido com o intuito de mapear e atuar sobre os pontos críticos das rodovias sob sua administração.   


O PRA diagnosticou fatores humanos como as maiores causas de acidentes nas rodovias do Sistema BA-093, a exemplo de: excesso de velocidade, ultrapassagens forçadas e manobras irregulares, explica Alessandro Fernandes, gerente de operações da Bahia Norte. “Analisamos os dados por localização, tipo de ocorrência e causas prováveis. Com base nesses dados, realizamos as melhorias necessárias em cada ponto, sejam no pavimento, de acesso ou de sinalização vertical e horizontal”, conclui Alessandro.    


Além disso, a Bahia Norte está investindo na instalação de telas antiofuscantes no perímetro de passarelas, com o objetivo de aumentar segurança viária para motoristas e transeuntes, induzindo a utilização dispositivo de travessia. Devido a essas e outras ações e campanhas educativas a concessionária registrou, entre 2012 e 2020, uma redução de 53% no número total de acidentes.   


Mais atenção  


De acordo com Alessandro, apesar de todo o trabalho desenvolvido pela CBN, “é preciso contar com a colaboração de cada motorista, afinal, um trânsito mais seguro é trabalho de todos”. Para isso, algumas atitudes podem ser adotadas pelos condutores, como: respeitar a legislação e a sinalização de trânsito, respeitar os limites de velocidade informados nas sinalizações e redobrar a atenção em dias de chuva, evitar ultrapassagens perigosas, utilizar a seta, não fazer uso do celular enquanto dirige e usar o cinto de segurança sempre, inclusive no banco de trás. 



Maio Amarelo  


O Brasil é o quarto país com maior índice de acidentes de trânsito, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária. Isso significa mais de meio milhão de vítimas de acidentes de trânsito todos os anos. Estimativas da ONU previam que, até 2020, mais de 2 milhões de pessoas teriam perdido suas vidas no trânsito anualmente em todo o mundo.    


A campanha Maio Amarelo, que teve início no ano de 2014, tem como objetivo chamar a atenção para esses relevantes números e mobilizar diversos setores da sociedade em prol de um trânsito mais seguro para todos. 

 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑