Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de junho de 2021

Codesal realiza nova formação de voluntários em Castelo Branco

 


Foto: Paulo Azevedo/Codesal

 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou mais uma formação de voluntários para o Núcleo de Ações Comunitárias, Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A atividade, que capacita pessoas para lidar com situações de emergência, ocorreu na semana passada na comunidade Dom Lucas, em Castelo Branco, e contou com a participação de sete moradores locais.

 

“A formação dura três dias. No primeiro, os voluntários aprendem sobre o trabalho da Defesa Civil. No segundo, têm lições de primeiros socorros e previsão meteorológica. No terceiro, o tema é percepção de risco e mudanças climáticas”, explicou Fabiana Santana, que é subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal.

 

Ela informou que a seleção dos voluntários é feita por colaboradores da Defesa Civil junto às lideranças comunitárias, que identificam pessoas com histórico ou vontade de colaborar para a solução de problemas coletivos. “Nosso objetivo é formar multiplicadores da Defesa Civil que possam atuar na prevenção e redução de danos em situações de iminência ou desastre ambiental. E já estendemos a formação para o público infantil, com o Nupdec Mirim”, acrescentou a subcoordenadora.

 

Uma das voluntárias que participaram da formação em Dom Lucas foi a estudante Alice de Jesus, 18 anos. Ela relata que se interessou pela atividade porque mora numa área de risco, onde já ocorreu uma enchente que alagou a casa na qual morava com a família.

 

“A parte mais importante para mim foi aprender a dar os primeiros socorros porque sou mãe de duas filhas pequenas que podem precisar dessa ajuda. Também gostei da aula sobre mudanças climáticas e o que a gente pode fazer para amenizar essa situação”, destacou Alice.

 

Balanço – A Codesal já capacitou 2.459 voluntários em 58 formações, desde que a ação foi iniciada em 2016. Calabetão, Villa Picasso, Baixa de Santa Rita, Creche e Ilha de Bom Jesus são algumas das comunidades da capital baiana contempladas para a formação dos Nupdecs.

     

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑