Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de julho de 2021

Live Tour Salvador percorre trecho da Colina Sagrada ao Humaitá nesta terça (6)

Depois de ter apresentado o Santuário Dulce dos Pobres na sexta-feira passada (2), o Live Tour Salvador prossegue na Cidade Baixa e parte da Colina Sagrada em direção à Ponta de Humaitá, nesta terça-feira (6), às 16h, para mostrar um pouco sobre a fé, o sincretismo religioso, a importância do Forte de Mont Serrat para a defesa da capital e o belo cenário em que ele está inserido. A apresentação – a quinta da série promovida pela Prefeitura, em parceria com a Abav-BA – será transmitida nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) do Visit Salvador da Bahia. 


O historiador Murilo Mello vai relatar o início da tradicional Lavagem do Bonfim: na metade do século XVIII, o capitão português Theodósio Rodrigues de Faria sobrevive a uma tempestade marítima e traz de Setúbal, sua cidade natal em Portugal, para Salvador a imagem do Senhor do Bonfim. Após a construção da capela, iniciou-se a procissão que percorre os cerca de oito quilômetros entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada, levando religiosidade e também o caráter profano, festivo, que acabou marcando o evento. 



Para Mello, relembrar os vários elementos que compõem a festa tem um cunho especial. “O Bonfim tem uma importância histórica para Salvador. A Lavagem e a Igreja do Bonfim fazem parte da identidade e memória da Bahia. São símbolos da nossa memória e identidade e têm uma importância fundamental para o nosso reconhecimento enquanto baiano”.


 


Para o guia de turismo Cleber dos Santos, que também participará da live, falar do Bonfim envolve a genuína fé dos baianos, o que atrai muito a curiosidade dos visitantes. “É uma parada obrigatória. Eu sempre destaco o sincretismo religioso, o surgimento da lavagem, das fitinhas, possibilitando que o visitante e o nativo conheçam um pouco mais essas curiosidades. Quando eu vou ao local com os turistas, eu vejo que eles se sentem energizados e hipnotizados ao conhecer um pouco do ritual e da cultura”. 


Humaitá – Na edição desta terça, soteropolitanos e turistas também vão passear virtualmente pela Ponta de Humaitá e o Forte de Mont Serrat, muito importante para a defesa da cidade. O sítio histórico é composto ainda por um dos três faróis da capital baiana – o único com uma parte dentro do mar – e por um casarão antigo, que serviu de morada para o padre Antônio Vieira. 


“Eu estou achando ótimo o projeto. Divulgar é sempre bom e participar de um bate-papo assim como esse tem sido uma grata oportunidade. Fico feliz em fazer parte do quadro”, diz Nivaldo Cerqueira, guia de turismo há quase 30 anos. 


Incentivo – Esta será a quinta edição do Live Tour Salvador que, além do programa de abertura, contou com as histórias e propostas turísticas de Itapuã, Rio Vermelho, Beach Clubs e do Santuário de Santa Dulce dos Pobres. 


Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a iniciativa visa fortalecer o turismo da cidade, por meio de apresentações audiovisuais transmitidas pela internet. As lives são apresentadas pelo jornalista José Raimundo e, nesta edição, terá a presença do âncora Felipe Velozo.

 Fotos: Igor Santos/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑