Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 13 de julho de 2021

Locadoras de veículos da Bahia adotam biometria facial para prevenção de fraudes

 Locadoras de veículos da Bahia adotam biometria facial para prevenção de fraudes


Parceria da CredDefense com o SINDLOC-BA facilita acesso à tecnologia que já evitou perdas de R$ 450 milhões em todo o Brasil 


A locação de veículos está entre os negócios mais afetados em 2020. Além da queda da demanda, houve um crescimento das tentativas de fraudes. É o que mostra levantamento realizado pela CredDefense, empresa de soluções antifraudes.  Entre abril e agosto de 2020, houve redução de 67% no volume de locações e um aumento de 180% na detecção de tentativas desse tipo de crime em comparação ao período pré-pandemia, um impacto enorme nos resultados do setor. 


Para amenizar o impacto nos resultados do segmento, as locadoras têm buscado a biometria facial, destaque no portfólio de produtos da CredDefense.  Somente no ano passado, essa tecnologia gerou mais de 10 mil alertas contra fraude, o que impediu a perda de R$ 450 milhões. 


De acordo com o CEO da CredDefense, José Luis Volpini, após a implantação do sistema, dos cerca de 1 milhão de automóveis pertencentes às empresas do setor, algo em torno de 1% foi salvo de fraude. “Parece um percentual pequeno, mas 1% desta base significa 10 mil veículos que não foram locados por fraudadores, porque aqueles clientes estavam usando documentos de terceiros”, afirma Volpini.


Foram esses resultados que chamaram a atenção do SINDLOC-BA (Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado da Bahia), que acaba de fechar uma parceria com a CredDefense para oferecer a biometria facial a valores mais acessíveis aos seus associados. Segundo Rogéria Vianna de Alencar, vice-presidente e presidente interina do SINDLOC-BA, das cerca de 200 locadoras representadas pela entidade, 20% delas foram vítimas de fraude.


“É uma ferramenta fundamental no processo de análise de crédito das locadoras de carros e que vai contribuir para a prevenção de crimes de estelionato e de apropriação indébita. Essas ocorrências geram um prejuízo muito grande para o setor. Soluções como a da CredDefense têm um custo-benefício enorme porque trazem segurança e credibilidade na hora da análise”, explica Rogéria. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑