Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Mais de 150 crianças são atendidas por projeto de Equoterapia


 O cuidado e a responsabilidade em contribuir para o processo de reabilitação de pessoas com dificuldade de locomoção são algumas das tarefas adotadas pelas unidades do Esquadrão de Polícia Montada da PM. Esta segunda-feira (9) é celebrado o Dia Nacional da Equoterapia, mas para famílias de crianças e adolescentes que desfrutam dos serviços oferecidos pela unidade especializada, todos os dias são de comemorar o serviço, oferecido de forma gratuita.



Atualmente, cerca de 190 crianças, adolescentes e adultos são atendidos pelo projeto de equoterapia oferecido pelas unidades especializadas com sedes em Salvador, Feira de Santana e Itabuna.



As atividades de equoterapia – realizadas com emprego de cavalos como forma de promover ganhos em níveis físico e psíquico (coordenação motora, tônus muscular, força, equilíbrio, auto-estima, coragem, disciplina e tolerância) - acontecem em espaços ao ar livre nas unidades da PM. A ação é acompanhada por policiais, fisioterapeutas e psicoterapeutas.




Itabuna

Foto: Divulgação SSP



Na sede de Itabuna, 16 pessoas são atendidas pelo projeto, dentre elas, uma mulher de 52 anos, como conta o comandante da unidade major Altamiro Oliveira.”No momento temos pacientes com idade entre três e 53 anos. Entedemos a importância desse método terapêutico para a melhora deles e, por isso, tentamos atender ao máximo de pessoas”, afirmou.



Ao ingressar no projeto, cada paciente é avaliado de forma individual para que sejam traçados os exercícios de acordo com as dificuldades de cada um. As sessões de 30 minutos têm acontecido duas vezes por semana e, após, o término delas, é feito um relatório para acompanhar a evolução. Maior parte dos participantes do projeto possui síndromes, autismo ou paralisias.




FSA

Foto: Divulgação SSP




“A alegria é imensa quando percebemos que eles apresentam qualquer avanço. Os pais ficam felizes ao notarem que filhos estão evoluindo e esse retorno é gratificante. É um trabalho feito com muita dedicação. Eles são supervisionados pelos profissionais da área de saúde e pelos nosso policiais que atuam como guia e nos cuidados dos cavalos”, declarou o comandante da Cavalaria de Feira de Santana, major Fabiano Viana.


Fonte: Ascom/ Silvânia Nascimento

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑