Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Nova horta urbana é implantada na Caasah

 


Fotos: Otávio dos Santos/Secom

 

A Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), inaugurou, na manhã desta segunda-feira (13), mais uma horta comunitária, com hortaliças e árvores frutíferas, na Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV (Caasah), no bairro Monte Serrat.

 

Hortaliças como cebolinha, coentro, tomate, alface, alho-poró, além de mudas de árvores frutíferas, como pitangueira e amoreira, se juntaram ao abacateiro e à goiabeira existentes no local. “Identificamos a necessidade da horta, não só para organizar o ambiente, mas principalmente para dar atividades aos pacientes assistidos pela casa”, declarou a vice-prefeita Ana Paula Matos, que, em visita próxima ao espaço, sugeriu a implantação.

 

Segundo a secretária da Secis, Edna França, a iniciativa permite a formação de espaços de convivência, o incentivo à alimentação saudável, a educação ambiental e a ocupação terapêutica. “Trouxemos essa oportunidade para que as pessoas acolhidas aqui possam ter uma ocupação extra, de convivência com a natureza, podendo cuidar e colher a própria alimentação,” ressaltou.

 

A presidente da Caasah, Celeste Cardoso, lembrou que o plantio que vai além da questão alimentar. “A inclusão da horta é positiva para nós e, principalmente, para os pacientes. É um ganho terapêutico para que eles não fiquem ociosos. Será também um grande benefício para a instituição, na redução de gastos, principalmente neste período de pandemia, quando a situação está extremamente difícil para as casas de apoio”, avaliou.

 

Além da horta comunitária inaugurada na Caasah, outros espaços foram beneficiados, como a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio, na última sexta-feira (10), e a Comunidade Guerreira Zeferina, em Praia Grande, no sábado (11).

 

Desde a implantação do programa, em 2017, foram implantadas 62 hortas, divididas entre plantios de hortaliças, pomares e folhas sagradas. Do total, 47 hortas são comunitárias, quatro de folhas sagradas, dez escolares, além de um pomar.

 

Instituição – A Caasah é uma organização da sociedade civil, que abriga 32 adultos com o vírus HIV/Aids e 20 crianças, em situação de vulnerabilidade social. A organização também presta apoio nutricional, por meio da distribuição de cestas básicas, a 160 pacientes externos. Informações sobre como ajudar a instituição podem ser obtidas pelo telefone (71) 2103-0150.

 

A Caasah dá suporte aos adultos, que recebem os cuidados necessários para recuperação e são encaminhados para atendimento médico, psicológico, assistencial, fisioterapia, fortalecimento espiritual e nutricional. A Casa também atende pessoas vindas do interior para realizar tratamento, ou fazer exames nos hospitais credenciados para HIV/Aids, na capital.

  

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑