Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Tranquilidade e boa adesão marcam primeiro dia das provas do Salvador Avalia

 


No primeiro dia de aplicação das provas do Programa Salvador Avalia (Prosa), o clima foi de tranquilidade nas unidades escolares da rede municipal. Na manhã desta segunda-feira (13), os alunos chegaram cedo e logo se acomodaram nas salas de aula, para fazer as avaliações de língua portuguesa e matemática.

 

Devido aos protocolos de segurança sanitária, as turmas foram divididas em pequenos grupos. Foram três horas para responder às questões, incluindo o intervalo para o lanche.

 

A Escola Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia (GRE Centro), reservou dez salas para a acomodação das turmas. Cerca de 50 alunos fizeram as avaliações no local, durante a manhã.

 

Todo o conteúdo foi trabalhado nas aulas da TV e atividades escritas, segundo a vice-gestora Litza Cerino Pereira Machado. “A partir do resultado da prova é que saberemos como foi o aprendizado dos nossos alunos e como eles absorveram os conteúdos, durante o ensino remoto”, explicou.

 

Na Escola Municipal Doutor Fernando Montanha Pondé, no Rio Vermelho (GRE Centro), a adesão foi considerada positiva pela gestora Maria Aparecida Menezes. “Tivemos uma presença significativa, graças ao trabalho de divulgação feito pela coordenação da escola”, comemorou.

 

Dos 22 candidatos do 1º ano, 19 fizeram a prova na unidade, durante a manhã. “Dividimos os alunos em três grupos. A avaliação será finalizada sexta-feira (17), com as turmas do 5º ano”, explicou a gestora.

 

Tranquilo mesmo estava o estudante do 1º ano, Natan Adones Souza da Silva, de sete anos. Ele disse que se dedicou bastante aos estudos. “Usei apenas 5% do meu cérebro para realizar a prova de português, acredito que a de matemática também não tenha problemas”, contou o garoto, arrancando risos da professora Jucilene Fadigas, responsável por aplicar o exame.

 

Nesta segunda-feira, as provas foram voltadas para matriculados no 1º e 9º anos. Na terça (14), será a vez dos alunos dos 2º e 8º anos. No dia 15, quarta-feira, estudantes do 3º e 7º anos farão a prova e, na quinta-feira (16), as turmas de 4º e 6º anos. Encerrando a semana, os alunos do 5º ano farão a prova na sexta-feira (17).

 

Diagnóstico – Criado em 2013, o Programa Salvador Avalia (Prosa) tem os objetivos de aferir o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do processo de ensino. As provas são direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.



 Fotos: André Carvalho/Smed


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑