Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Aniversário do NEOJIBA é encerrado com ópera no fim de semana(23 e 24 de out)


 Coro Juvenil do NEOJIBA estreia ópera barroca "Dido e Enéias", com direção cênica de Márcio Meirelles e regência de Lucie Barluet


Pela primeira vez, o Coro Juvenil do NEOJIBA, principal formação de canto coral do programa social do Governo da Bahia, irá encenar uma ópera. A obra escolhida foi "Dido e Enéias", do britânico Henry Purcell, com direção cênica de Márcio Meirelles e direção e regência musical de Lucie Barluet. A estreia acontece neste sábado, 23/10, às 11h, no Teatro Vila Velha, com a presença do público. O evento irá seguir todos os protocolos sanitários vigentes em Salvador. Outras três sessões serão realizadas nos dias 23, às 16h, e no dia 24/10, às 11h e 16h, como parte da programação de aniversário dos 14 anos do NEOJIBA. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente no Sympla a partir do dia 22/10.


Considerada uma das grandes obras do período barroco, a ópera em três atos estreou em Londres, em 1689. A obra conta a história de amor e poder entre a rainha de Cartago Dido, e o herói troiano Enéias, um dos episódios do poema épico “Eneida”, de Virgílio. Na montagem do NEOJIBA, com 2 elencos, os personagens principais serão interpretados por Maria Fernanda Cardoso e Alexsandra Brasileiro, no papel de Dido, e Iuri Nery e Samuel Ressurreição, no papel de Enéias. A encenação conta com a Orquestra 2 de Julho, principal formação orquestral do programa, sob regência de Lucie Barluet.


A preparação para a encenação da ópera começou em agosto deste ano, durante a terceira edição do Festival NEOJIBA Encanta, realizada pelo programa. Na ocasião, a cantora lírica Marília Vargas realizou masterclasses de interpretação vocal e o diretor Márcio Meirelles comandou workshops de encenação e ensaios abertos. Ao final do evento, o Coro Juvenil apresentou o primeiro ato da ópera, que permanece disponível no canal do NEOJIBA no Youtube (/neojibatv).


Márcio Meirelles era o secretário de Cultura da Bahia quando o programa foi fundado, nesta secretaria, em 2007. O diretor falou sobre os desafios de encenar uma ópera. "É importante esses jovens se apropriarem de uma coisa que é patrimônio do mundo, que é a ópera. É uma forma teatral e musical complexa, bonita, forte. Parece uma coisa antiga, de outro lugar, mas é nossa. Estamos discutindo o poder, o papel da mulher, das relações. É importante para todos nós. É uma história que tem muito a ver com o nosso tempo".


A maestrina Lucie Barluet também destacou o caráter atemporal da obra. "É uma história antiga, mas a gente conta com o que a gente tem hoje. Foi muito interessante o processo de entender o sentido e o poder de cada palavra, cada canto".


O Aniversário de 14 anos do NEOJIBA é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola. O NEOJIBA é um programa social do Governo da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM).


Apresentação da ópera "Dido e Enéas", de Henry Purcell


Com o Coro Juvenil do NEOJIBA. Direção de Márcio Meirelles e Lucie Barluet


23 e 24/10, às 11h e 16h


Teatro Vila Velha, Passeio Público - Av. Sete de Setembro


Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis no dia 22 e 23/10, na véspera da realização dos eventos


Leve o seu cartão de vacinação, comprovando que já tomou as duas doses da vacina ou a dose única, para assistir ao evento.


Pedimos a todos(as) que assistirem à apresentação presencialmente e que apresentem qualquer sintoma de COVID-19 em até 7 dias para entrar em contato pelo e-mail: contato@neojiba.org ou pelo telefone: 71 3044-2959.


Ficha técnica


Márcio Meirelles: Encenação - Direção cênica


Chica Carelli: Assistente de direção


Ariel Ribeiro: Coreografia e preparação corporal


Paulo Martins: Assistente de elenco


Miguel Campelo: Figurinista


Lucie Barluet: Direção e regência musical


Bruno Nunesmaia: Pianista correpetidor


Coro juvenil do NEOJIBA


Orquestra 2 de julho


Solistas do Coro Juvenil:


Dido Maria Fernanda de Jesus Cardoso Alexsandra Costa Brasileiro


Belinda Camila Ceuta Ramos Silva Ana Cele Brandão de Cerqueira


Segunda


Mulher Emyle Magna Santos Barbosa Ana Carolina Santos de Jesus


Feiticeira Ari Sergio Barbosa Pedro Novaes Picanço Oliveira


Bruxa 1 Emyle Magna Santos Barbosa Alessandra dos Santos Lima


Bruxa 2 Alana Oliveira da Silva Ana Carolina Santos de Jesus/Ari Sergio Barbosa


Enéas Iuri Nery Conceição Samuel da Silva Ressurreição


Espírito Edivanildo Santos De Oliveira Junior João Henrique Souza e Souza


Marinheiro Thiago Alves Pereira João Marcelo Nascimento Santana


Confira a programação completa do aniversário de 14 anos do NEOJIBA:


Eventos públicos


7/10, às 14h - Live "Direitos das Crianças: brincar para educar", com a equipe de Desenvolvimento Social do programa - Transmissão pelo Youtube


9 e 10/10, às 11h - Apresentação ao vivo do musical "Os Saltimbancos", com vídeos gravados por integrantes de todos os núcleos do programa - Transmissão pelo Facebook


15/10, às 16h - Recital dos integrantes da Orquestra Pedagógica Experimental, Coro Infantojuvenil, Núcleo Cidade Sol (Jequié) e Núcleo Territorial de Vitória da Conquista - Transmissão pelo Facebook e Youtube


16/10, às 11h, no Parque do Queimado - Recital com integrantes da Orquestra 2 de Julho e da Orquestra Castro Alves - Com a presença do público e transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.


16/10, às 16h30, no Parque do Queimado - Inauguração da Arca NEOJIBA - Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.


16/10, às 19h, no Parque do Queimado - Octetos de Mendelssohn e Stravinsky, com integrantes da Orquestra 2 de Julho - Com a presença do público e transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.


17/10, às 11h, no Parque do Queimado - Obras de Câmara com coordenadores e Instrutores do NEOJIBA - Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.


17/10, às 17h - Concerto com a Orquestra 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves no Teatro Castro Alves - Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube.


20/10, às 19h - Apresentação ao vivo dos melhores momentos das comemorações de aniversário nos núcleos de Salvador e do interior da Bahia - Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube.


23 e 24/10, às 11h e 16h, no Teatro Vila Velha – Apresentação da ópera "Dido e Enéas", com o Coro Juvenil e direção de Márcio Meirelles. Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.


Eventos internos


2/10, às 9h30 - Apresentação virtual dos resultados da Pesquisa Interna 2020 e debate com os integrantes do programa


9/10, às 13h - Apresentação virtual da final do "Solfejando", concurso de Solfejo com integrantes de diversos núcleos do programa


13 a 17/10 - Encontro presencial de capacitação do Núcleo Cidade Sol, em Jequié, e do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista


Sobre o NEOJIBA


Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça,


Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑