As atividades acontecem de 31 de agosto a 02 de setembro no Museu de Artes da Bahia
O seminário Ecos Periféricos foi criado para discutir a relevância das memórias coletivas e individuais e comemorar os 30 anos dos Salões de Artes Visuais da Bahia, projeto da Fundação Cultural (Funceb). A atividade acontece entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, a partir das 18h, no Museu de Artes da Bahia (Corredor da Vitória), com entrada gratuita.
O primeiro dia (31) terá a participação do artista plástico e crítico de artes, Justino Marinho, que 1992 foi em um dos criadores dos Salões de Artes Visuais da Bahia, junto a outros nomes como Juraci Dórea, Eduardo Evangelista, Edson Calmon, Reynaldo Nunes e Marise Veloso.
Justino abordará em sua fala as histórias e o legado dos Salões, lançando luz sobre os desafios da construção de um Salão de Artes na década de 1990, além da construção e curadoria de todas as demais etapas e edições ao longo dos anos.
As mesas do dia 1º de setembro serão dedicadas à comemoração dos 30 anos dos Salões de Artes Visuais da Bahia com as presenças da artista visual de Vitória da Conquista, Rogéria Maciel, com o tema: “Processos e trajetórias a partir dos Salões de Artes Visuais da Bahia: Uma conversa entre artistas”, e do artista visual Maxim Malhado, da cidade de Massarandupió, com o tema: "...vou viver lá adiante..." - Trajetórias em torno dos Salões de Artes Visuais da Bahia”.
No último dia do seminário, 02 de setembro, a pernambucana, artista visual e fotógrafa, Ana Lira, apresentará de forma remota o tema: “Entrelinhas e [in]visibilidades: embrenhamentos nas estratégias de adaptação como lugar de recusa”. A artista dialogará sobre as possibilidades de viver em lugares que ainda reverberam contextos coloniais.
A última fala neste dia será do historiador e professor da UFBA, Luiz Freire, ampliando a discussão sobre o percurso do modernismo baiano, dentro das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna do Brasil.
Os Salões de Artes Visuais da Bahia, criado em 1992, consolidaram-se como um dos principais instrumentos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do Estado da Bahia. A iniciativa em 2022, visa apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em artes visuais, divulgar e valorizar o trabalho de artistas também em início de carreira, além de estimular a reflexão sobre temas atuais da área. A exposição dos selecionados acontecerá em novembro no MAB.
SERVIÇO
O que: Seminário Ecos Periféricos
Quando: 31/8 a 2/09, 18h
Onde: Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito
0 comentários :
Postar um comentário