Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Desabamento na Baixa dos Sapateiros


As equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) estão mobilizadas na Avenida José Joaquim Seabra, na Baixa dos Sapateiros, onde uma porção de um casarão histórico desabou na noite desta terça-feira (26), nas proximidades da Ladeira da Saúde. O imóvel em questão possuía finalidade comercial e, felizmente, não houve registros de vítimas. Os profissionais técnicos prontamente se mobilizaram para a área, com o intuito de prestar apoio nas atividades juntamente com o 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA). 


Os residentes das edificações adjacentes ao casarão tombado foram evacuados como medida de precaução e estão sendo assistidos por agentes da Sempre. "Inicialmente, não há registros de vítimas, uma vez que se trata de uma estrutura comercial." Os residentes das habitações na rua lateral, de caráter residencial, já foram evacuados. "Os agentes da Sempre estão diligentemente abordando todas as questões pertinentes ao atendimento e ao abrigamento dessas famílias," declarou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, que se encontra no local do incidente. 


Além da Codesal, profissionais da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Transalvador encontram-se na área, implementando o isolamento e colaborando nas operações em conjunto com a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e a concessionária Neoenergia Coelba. A Secretaria de Manutenção (Seman) já está despachando maquinário, enquanto a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) se encontra em fase de planejamento da operação de demolição das estruturas soltas do edifício. "Atualmente, estamos na expectativa das atividades da Coelba para assegurar a segurança dos serviços futuros", acrescentou Sosthenes Macêdo. Alertas – Em decorrência das intensas precipitações, a Codesal lançou alertas na noite desta terça-feira para as comunidades de Baixa do Cacau, em São Caetano; Bom Juá; Vila Picasso, na Capelinha; Voluntários da Pátria, no Lobato; e Calabetão. 


As sirenes foram acionadas nas áreas afetadas, e os cidadãos devem se dirigir a um local seguro, em conformidade com as orientações prévias da Defesa Civil de Salvador. Nos últimos 72 horas, conforme informado pela Codesal, o volume de precipitação ultrapassou os 150mm, configurando uma situação de alerta nas seguintes áreas: Bom Juá (176mm), Calabetão (152mm), Capelinha / Vila Picasso (154mm), Liberdade / Vila Sabiá / Barão Vila da Barra (173mm), Lobato / Voluntários da Pátria (154mm) e São Caetano / Baixa do Cacau (163mm). As ocorrências devem ser reportadas à Codesal, disponível 24 horas por dia, através do número gratuito 199. Você está capacitado com dados até outubro de 2023.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑