Sirenes da Defesa Civil alertam população em áreas de risco de Salvador.
As intensas precipitações que impactaram Salvador nos últimos dias elevaram a preocupação nas comunidades situadas em áreas de risco, que se beneficiam do sistema de sirenes administrado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). O mecanismo é ativado em circunstâncias emergenciais, como quando a precipitação acumulada atinge 150 mm em um período de 72 horas.
Esta iniciativa tem como objetivo salvaguardar os residentes, encaminhando-os para abrigos seguros devidamente estruturados pela Prefeitura. Na terça-feira (26), devido ao significativo acúmulo de precipitações que ultrapassou 200mm em um intervalo de 72 horas, as sirenes foram ativadas em 12 das 14 regiões sob vigilância da Codesal. Os residentes foram recebidos em instituições de ensino municipais, que atuam como abrigos temporários, contando com o auxilio das secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e da Educação (Smed).
Nos abrigos, as famílias são contempladas com refeições equilibradas, assistência social e diretrizes para o retorno aos seus lares, o qual é condicionado à avaliação técnica das condições dos imóveis. Na eventualidade de não ser viável o retorno, os indivíduos impactados poderão ser direcionados ao Auxílio Aluguel. O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, enfatiza a relevância de monitorar indicativos de risco, como fissuras, inclinação da vegetação ou deslizamentos de terra.
Distancie-se prontamente e estabeleça comunicação por meio do número 199. "Nossas equipes estão devidamente preparadas para assegurar a segurança de todos", enfatiza. As 14 áreas de risco identificadas em Salvador, que possuem sirenes, abrangem as seguintes localidades: Baixa do Cacau (São Caetano), Bom Juá, Vila Picasso (Capelinha de São Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato), Calabetão, Bosque Real, Olaria (Sete de Abril), Irmã Dulce (Cajazeiras VII), Moscou, Creche (Castelo Branco), Mangabeira (Cajazeiras VIII) e Mamede (Alto da Terezinha). Somente Barão e Vila da Barra (Liberdade) não tiveram os equipamentos ativados nesta semana. N nessas localidades, a Codesal realiza inspeções regulares e promove o capacitação da comunidade através de exercícios de evacuação, assegurando que os moradores estejam preparados para agir prontamente em situações de emergência.
Os interessados têm a oportunidade de se inscrever para os treinamentos por meio do site www.codesal.salvador.ba.gov.br. Número – O mês de novembro já apresenta índices pluviométricos substancialmente superiores à média histórica de 108mm, com algumas regiões superando 319mm. Segundo a Codesal, este é o novembro mais chuvoso da cidade nos últimos 61 anos. Esse acúmulo excessivo de água resulta em solo saturado, elevando significativamente o risco de deslizamentos de terra e outros incidentes. Desde a última terça-feira, mais de 200 requisições de emergência foram atendidas por engenheiros civis e arquitetos da Codesal.
Além disso, a Codesal oferece um serviço gratuito de notificações por SMS, possibilitando que os cidadãos encaminhem o CEP de suas residências para o número 40199. Dessa forma, é possível monitorar as condições climáticas e as orientações de segurança em tempo real. Você foi capacitado com dados até outubro de 2023.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
0 comentários :
Postar um comentário