Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Seis submarinos cheios de drogas foram apreendidos

Foto reprodução


 Seis submarinos cheios de drogas foram apreendidos em operação internacional

No total, foram apreendidas mais de 1.400 toneladas de cocaína e maconha


Cocaína apreendida durante recente operação antidrogas. Cocaína apreendida durante recente operação antidrogas. • Comando Geral das Forças Militares da Colômbia


Uma operação internacional antidrogas liderada pela Colômbia apreendeu seis submarinos cheios de cocaína, segundo autoridades colombianas nesta quarta-feira (27).


A missão, que inclui 62 países, apreendeu mais de 1.400 toneladas de drogas – principalmente maconha – entre 1º de outubro e 14 de novembro, segundo Orlando Enrique Grisales, chefe de operações marítimas da marinha colombiana.


Ele disse que as apreensões incluíram 225 toneladas de cocaína, incluindo 5 toneladas em um navio semissubmersível que opera uma rota de tráfego marítimo da Colômbia para a Austrália. A embarcação, interceptada em águas do Pacífico, é o terceiro submarino interceptado no caminho, disse Grisales aos repórteres.


“O primeiro foi capturado nas águas da Colômbia e, graças aos mapas que carregava, identificamos a rota. Foi quando começamos a trabalhar com as autoridades australianas”, disse ele.


A polícia australiana foi contactada pela CNN, mas não quis comentar o assunto.

As autoridades australianas alertaram nos últimos anos que os cartéis internacionais de drogas têm cada vez mais como alvo o país – devido ao aumento do uso de cocaína na Austrália e ao aumento dos lucros no mercado ilegal. Esta não é a primeira vez que submarinos antidrogas são apreendidos. Os traficantes começaram a utilizar os barcos no final da década de 1990, quando os cartéis colombianos procuravam formas de escapar às patrulhas policiais dos EUA.


Num relatório publicado este ano, o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime estima que, em 2022, a produção global de cocaína atingirá 2.700 toneladas, um número recorde.


Informaçoes CNN 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑