Seis submarinos cheios de drogas foram apreendidos em operação internacional
No total, foram apreendidas mais de 1.400 toneladas de cocaína e maconha
Cocaína apreendida durante recente operação antidrogas. Cocaína apreendida durante recente operação antidrogas. • Comando Geral das Forças Militares da Colômbia
Uma operação internacional antidrogas liderada pela Colômbia apreendeu seis submarinos cheios de cocaína, segundo autoridades colombianas nesta quarta-feira (27).
A missão, que inclui 62 países, apreendeu mais de 1.400 toneladas de drogas – principalmente maconha – entre 1º de outubro e 14 de novembro, segundo Orlando Enrique Grisales, chefe de operações marítimas da marinha colombiana.
Ele disse que as apreensões incluíram 225 toneladas de cocaína, incluindo 5 toneladas em um navio semissubmersível que opera uma rota de tráfego marítimo da Colômbia para a Austrália. A embarcação, interceptada em águas do Pacífico, é o terceiro submarino interceptado no caminho, disse Grisales aos repórteres.
“O primeiro foi capturado nas águas da Colômbia e, graças aos mapas que carregava, identificamos a rota. Foi quando começamos a trabalhar com as autoridades australianas”, disse ele.
A polícia australiana foi contactada pela CNN, mas não quis comentar o assunto.
As autoridades australianas alertaram nos últimos anos que os cartéis internacionais de drogas têm cada vez mais como alvo o país – devido ao aumento do uso de cocaína na Austrália e ao aumento dos lucros no mercado ilegal. Esta não é a primeira vez que submarinos antidrogas são apreendidos. Os traficantes começaram a utilizar os barcos no final da década de 1990, quando os cartéis colombianos procuravam formas de escapar às patrulhas policiais dos EUA.
Num relatório publicado este ano, o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime estima que, em 2022, a produção global de cocaína atingirá 2.700 toneladas, um número recorde.
Informaçoes CNN
0 comentários :
Postar um comentário